Lã de Rocha: A solução térmica definitiva para a sua fachada
O aumento da construção e reabilitação de edifícios para alcançar alta eficiência energética está a crescer de forma acelerada, resultando em projetos que demandam grandes espessuras de isolamento térmico para atender aos objetivos previstos.
Brand SHARE
Impressão 3D acelera construção de habitação social na Irlanda
Porto Business School renova pós-graduação em Gestão Imobiliária
O balanço de 2024, o dossier de Sustentabilidade e o caminho da Arliz na edição 521 do CONSTRUIR
Prospectiva STP ganha consultoria para concepção e construção de pontes em São Tomé
Grândola aprova alteração ao PDM e orçamento de 52 M€
Mercados de escritórios de Lisboa e Porto com crescimentos “recorde” em 2024
Cushman & Wakefield e CBRE colocam Paul & Shark na Avenida da Liberdade
Systemic lança sistema de monitorização e avaliação de práticas de ESG para empresas
Nova taxa anti-dumping tem reflexo na subida do custo das tintas
BTL passa a Better Tourism Lisbon Travel Market
Este tipo de intervenções está mais relacionado a edifícios de consumo de energia quase nulo e a edifícios projetados e construídos sob os critérios de padrão Passivhaus.
Se falarmos de reabilitação, onde a premissa é evitar intervenções no interior e a perda de espaço útil interno, a melhor solução é optar por um Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS, na sigla em inglês) com uma espessura previamente calculada para atender às necessidades térmicas do edifício. Nestes casos, é altamente recomendável recorrer a lã de rocha em sistemas como o Sistema Traditerm Mineral e o Sistema Traditerm Mineral Flexível, já que os volumes de isolamento requeridos exigiriam um material isolante com classificação de comportamento ao fogo de máxima performance, como o A1 da lã de rocha.
Se falarmos de novas construções, onde uma das premissas, com toda a certeza, será minimizar ao máximo possíveis pontes térmicas, e, além disso, se desejar usar um sistema de isolamento térmico pelo exterior, o projetista enfrenta um desafio importante, já que as soluções padronizadas para essas elevadas exigências já geram pontes térmicas, como é o caso das buchas de fixação, juntas entre os painéis isolantes, elementos de fixação de cargas sobre o ETICS e encontros com caixilharias. Para esses casos, existe uma variante que pode ser introduzida na parte interna do acabamento e que pode proporcionar a solução ideal:
Sistema de Isolamento Fixrock
Fixrock é um sistema de isolamento que utiliza lã de rocha aderida com Argamassa Fixrock na face interna da parede de acabamento da fachada, permitindo posteriormente o revestimento interno com divisórias ou placas de gesso cartonado. É uma solução muito requisitada como isolamento complementar ao ETICS em edifícios de alto desempenho energético, possibilitando:
- Redução significativa das pontes térmicas ocasionadas pelas soluções padrão do ETICS.
- Melhor isolamento térmico (0,033 W/m.K) em comparação com a lã de rocha usada nos Sistemas Traditerm (0,035 W/m.K).
- Facilita o trabalho e melhora os rendimentos de aplicação do ETICS devido ao uso de menores espessuras de isolamento.
- Redução de custos, não apenas pela melhora no rendimento da aplicação do ETICS, mas também porque o isolamento Fixrock, centímetro a centímetro, é mais económico que o usado no ETICS.
- Melhoria do desempenho acústico e maior resistência ao fogo pelo uso de lã de rocha em ambas as faces do acabamento.
- Controlo da difusão de vapor de água com o uso do isolamento interior Fixrock Plus Kraft.
Embora as lajes possam representar um ponto crítico por gerarem pontes térmicas, isso pode ser resolvido com isolamentos complementares instalados no tecto e no piso das lajes ou nos recuos da laje em relação à parede de acabamento para a colocação de isolamento na frente.
A combinação do Sistema Fixrock com o Sistema Traditerm Mineral ou o Sistema Traditerm Flexível Mineral oferece uma solução perfeita para resolver os pontos críticos em projetos de novas construções de edifícios com alto desempenho energético, proporcionando, além da solução de envolvente térmica, benefícios adicionais em acústica, comportamento higrométrico, resistência ao fogo, impermeabilidade e difusão de vapor.
Entre em contato com nosso Escritório Técnico para obter mais informações.