Nova fábrica de janelas minimalistas do grupo dst inicia produção em Março
Com design e tecnologia de ponta, a nova fábrica deverá começar a laborar em Março, prevendo-se que atá 2030 a nova unidade contribua com 30 milhões de euros para as contas da Bysteel, empresa de construção metálica do grupo dst, cuja actividade conheceu em 2024 um forte impulso

Manuela Sousa Guerreiro
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Arranca em Março a produção da Lyrical, a nova fábrica do grupo dst, dedicada à produção de janelas minimalistas. A sua apresentação teve lugar na BAU, em Munique. Uma estreia auspiciosa com angariação de obras que no mercado nacional quer no Dubai. A Lyrical é uma marca da Bysteel fs, representa um investimento de 15 milhões de euros, “com uma unidade industrial independente e um departamento técnico especializado, o que lhe confere autonomia e excelência nas suas operações”, garante ao construir André Pereira, director geral da Lyrical.
A fábrica da Lyrica, cujo projecto de arquitectura tem a assinatura de Eduardo Souto Moura, conta com aproximadamente 10.000 m² está projectada e organizada de forma eficiente para optimizar o fluxo produtivo e minimizar desperdícios e ineficiência em toda a cadeia de produção, desde a recepção à expedição do material transformado. “A Lyrical nasce como consequência natural do crescimento da Bysteel, respondendo às exigências identificadas ao longo dos anos. Ao longo da sua trajectória, a Bysteel reconheceu que, embora fosse uma referência sólida no mercado das estruturas metálicas e fachadas, o segmento de luxo e as janelas de design permaneciam por explorar, especialmente no que toca às soluções minimalistas. Foi concebida para responder a esta lacuna, e para oferecer soluções que combinam de forma harmoniosa o design com a eficiência térmica, elevando a janela a uma nova relevância no contexto arquitectónico”, justifica André Pereira.
Das instalações da Lyrical em Braga, sairão janelas minimalistas, de alta performance térmica, “a melhor do mercado europeu”, garante André Pereira, que destaca ainda “o design e estética inovadores e a customização, personalização e modularidade”, do produto. A perspectiva é que o volume de negócios da marca chegue aos 30 milhões de euros até 2030, impulsionado quer pela expansão para novos mercados, Estados Unidos da América (de notar que a entrevista foi concedida antes da guerra de tarifas lançada pelo novo Presidente norte americano), quer pelo estabelecimento de “parcerias estratégicas que reforçarão a nossa presença global”, garante o director geral da Lyrical
Crescimento da Bysteel
A aposta nos mercados internacionais não surpreende e segue a estratégia da empresa que serve de chapéu à marca. Mais de 90% da facturação da Bysteel, onde se inclui a Bysteel fs, são provenientes do mercado externo. Na linha da frente estão os mercados de França, Reino Unido, Luxemburgo, Países Baixos e Angola. Em 2024 as empresas do grupo dst na área da construção metálica terão registado uma facturação de perto de 70 milhões de euros (resultados provisórios), bem acima dos 42,7 milhões de euros de facturação registados em 2023. “Em 2024 deparamo-nos com alterações nos mercados em actuamos. Notamos alguma recuperação da economia em Angola, com o investimento público a aumentar, o que nos permitiu voltar a ter uma carteira generosa nesse mercado”, justifica ao CONSTRUIR Rodrigo Araújo. Para as contas da empresa contribuiu ainda o arranque da sua primeira obra no Luxemburgo, a nova sede que o gigante mundial do aço, ArcelorMittal, está a construir no município de Kirchberg, cuja adjudicação foi anunciada pela empresa portuguesa em Outubro.
“A inovação e a sustentabilidade estão no centro da nossa estratégia. São pilares simbióticos essenciais que potenciam a excelência e a vanguarda e nos conferem a competitividade para actuar no cenário global das obras de maior exigência e elegância. Temos um investimento significativo num portfólio diversificado de projectos de desenvolvimento de novos materiais e produtos inovadores como são exemplo o vidro com incorporação de electrónica de última geração e os novos sistemas de caixilharia minimalista de alto desempenho, lançados recentemente sob a nova marca Lyrical, que evidencia o resultado deste esforço”, argumenta o director geral da Bysteel.
Foco na construção modular
A aposta na nova unidade da marca Lyrical faz parte de uma estratégia mais ampla que nasce no âmbito da aposta da agenda mobilizadora R2U Technologies. Neste âmbito “em termos de investimento podemos referir que no global da agenda já foi reportado cerca de 50% do orçamento previsto. No que respeita aos trabalhos executados, os parceiros encontram-se todos a trabalhar no sentido de se desenvolverem com sucesso os 18 PPS (Produtos, Processos e Serviços) previstos. Alguns dos produtos já se encontram desenvolvidos e lançados no mercado (a caixilharia minimalista e os PODs são exemplos) e grande parte dos restantes estão em fase de prototipagem e testes”, avança André Pereira.
A área da construção modular do grupo dst deverá conhecer novos desenvolvimentos ao longo de 2025, não só por via da actividade da Lyrical mas também com a edificação no campus do grupo em Braga, do protótipo à escala real, o Living Lab.
“Como desafios para 2025, temos o maior enfoque na Bysteel fs, onde neste momento temos uma carteira de obras mais pequena. Na Lyrical, como nova marca, queremos neste ano de 2025 apostar em vários mercados, como França, UK, Suíça, México, Canadá, Dubai, entre outros. Temos como objectivo conquistar o mercado desta nova marca. Queremos consolidar os negócios das empresas, apesar da retracção do mercado da construção. Queremos arranjar formas para contrariar as tendências. Pretendemos, também, a consolidação do mercado do Luxemburgo e manter a actividade em Angola, outro enorme desafio comercial para 2025, tendo em conta o baixo andamento e até a suspensão de alguns negócios que temos em negociação”, enumera Rodrigo Araújo director geral da Bysteel e Bysteel fs.