A ponte que mudará a face da Biscaia
Com um investimento na ordem dos 25 M€, as autoridades do País Basco promoveram um projecto que vai ligar as margens do rio Galindo, o primeiro a não considerar o tráfego automóvel e que tem em consideração a navegabilidade do canal. A obra arranca em Setembro e vai prolongar-se por cerca de 30 meses
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“All Iron”. É esta a designação da complexa ponte movel que ligará os municípios de Barakaldo e Erandio, na província da Biscaia (País Basco), um investimento na ordem dos 25 milhões de euros para o qual as obras devem arrancar ainda este ano.
Um consórcio, composto por quatro empresas locais, vai ser responsável pela execução dos trabalhos que se prolongarão por perto de dois anos e meio. De acordo com as autoridades bascas, a escolha do agrupamento que integra a Cycasa, Asfaltados Olarra, SATO e a Construcciones Adolfo Sobrino destacou-se entre os outros consórcios concorrentes por questões ambientais e de segurança, salientando que não se tratou nem da proposta mais onerosa nem a de custo mais baixo.
Preço não foi preponderante
Esta será a primeira via interdita a veículos motorizados que ligará as margens do rio Galindo e que complementará as ciclovias existentes na região, mitigando assim a necessidade de recorrer a outros meios de transporte para fazer a travessia. Além disso, este novo trajecto, o primeiro a jusante da ponte Rontegi, é também um marco histórico por se tratar de uma passagem móvel. Desta forma, graças a um sistema de movimentação atípico e espectacular, a navegabilidade da ria não será afectada. Projectada pelas empresas de engenharia SBP, CALTER e Fulcrum, a nova ponte terá um sistema rotativo que permitirá a passagem de embarcações de grande porte. Embora a maior parte das embarcações que habitualmente circulam no estuário o possam fazer com a ponte fechada, que admite embarcações até 6,5 metros de altura na maré alta, este sistema garantirá que nenhum tipo de navegabilidade seja afectado. Ao contrário do que se poderia pensar, a ponte pedonal não se abrirá a meio, elevando os dois lados. O sistema concebido por Schlaich dará lugar a uma ponte com dois vãos móveis que se desprendem da sua fixação habitual para mudar de forma e dar lugar a grandes embarcações.
De acordo com as autoridades bascas, a escolha do agrupamento que integra a Cycasa, Asfaltados Olarra, SATO e a Construcciones Adolfo Sobrino destacou-se entre os outros consórcios concorrentes por questões ambientais e de segurança, salientando que não se tratou nem da proposta mais onerosa nem a de custo mais baixo
Navegabilidade assegurada
A ponte giratória terá uma largura total de 6 metros: 3 metros para peões e os restantes 3 metros para ciclistas. Em termos de comprimento, terá 470 metros em curva que atravessarão os 240 metros do leito do rio. Este projecto procura atenuar as inclinações necessárias para permitir a passagem de embarcações até 6,5 metros de altura. No caso de embarcações de maior porte, a ponte abrirá com o sistema rotativo já referido e oferecerá um canal de navegação com 50 metros de largura, cuja abertura está prevista para duas vezes por semana. No projecto final de construção que acaba de ser aprovado, foram introduzidas algumas melhorias em relação ao projecto detalhado na fase inicial. Entre elas, destaca-se a ampliação do parque de Altzaga (Erandio), para o qual será construída uma estrutura sobre o estuário para criar um espaço de 1.970 metros quadrados nas imediações da ponte.
Nas palavras das autoridades bascas, esta ponte “simboliza a união entre a indústria siderúrgica que pontificava a região e os nossos projectos de hoje” e permite-nos também “avançar” para uma nova mobilidade “mais sustentável, mais saudável, mais confortável, mais útil” em que “a bicicleta e as sapatilhas, juntamente com o comboio, são os nossos eixos perfeitos”. Citado pela imprensa espanhola, o deputado geral da Biscaia, Unai Rementeria sublinhou que esta ponte ligará “toda a rede de ciclovias de Ezkerraldea à futura avenida do estuário e a toda a rede de Eskuinaldea e Bilbao”, o que significa “quilómetros e quilómetros de bicicleta e de passeio para voltar a desfrutar deste estuário”. A ponte móvel terá uma estrutura metálica apoiada em 12 pilares ancorados na rocha e dividida em dois vãos fixos e dois vãos móveis. Os vãos terão uma distância entre pilares de 27 metros, com excepção do vão central, que confinará com o canal de navegação e terá um vão de 60,20 metros, e dos seus dois vãos adjacentes, com um vão de 20 metros. Os dois troços móveis serão abertos rodando no sentido dos ponteiros do relógio, de modo a que no troço mais próximo de Barakaldo o vão central fique orientado para montante e no troço de Erandio, para jusante.