Q51 na Quinta da Fonte é primeiro edifício de escritórios a receber a BREEAM “Outstanding”
Savills Portugal assessorou a Acacia Point Capital Advisors no processo de certificação BREEAM In-Use Part I do Edifício Q51 na Quinta da Fonte.
Este é o primeiro edifício totalmente destinado a escritórios em Portugal a obter a certificação BREEAM In-Use Part I, com a classificação “Outstanding”, posicionando-o como uma “referência nacional” em sustentabilidade e eficiência energética no sector imobiliário corporativo. No processo de certificação, a Savills assessorou a Acacia Point Capital Advisors

CONSTRUIR
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
A Savills Portugal assessorou a Acacia Point Capital Advisors no processo de certificação BREEAM In-Use Part I do Edifício Q51 na Quinta da Fonte. Este é o primeiro edifício totalmente destinado a escritórios em Portugal a obter a classificação “Outstanding”, o mais alto nível de certificação, posicionando-o como uma “referência nacional” em sustentabilidade e eficiência energética no sector imobiliário corporativo.
Com uma área certificada de aproximadamente 4.434 metros quadrados (m2), o edifício distribui-se por dois pisos subterrâneos com estacionamento, quatro pisos de escritórios e um piso técnico. A certificação BREEAM In-Use, reconhecida internacionalmente, avalia o desempenho ambiental de edifícios existentes, incentivando melhorias contínuas e assegurando que os activos cumpram os mais elevados padrões de sustentabilidade.
Luis Rocha Antunes, director geral da Acacia Point Capital Advisors Portugal afirma estar “extremamente orgulhoso” do trabalho realizado. “Conseguir a certificação total do edifício segundo os exigentes padrões do BREEAM não é uma tarefa fácil, especialmente porque certificámos tanto as áreas privadas como as áreas comuns. Este feito reforça a posição da Quinta da Fonte como o parque de escritórios mais sustentável de Portugal”, salienta.
Também Márcia Duarte, BREEAM In-Use assessor da Savills Portugal, sublinha tratar-se de um “marco” para o mercado de escritórios em Portugal. “Este resultado reflecte um compromisso claro com a sustentabilidade e a eficiência operacional dos edifícios, alinhando-se com as exigências crescentes dos ocupantes e investidores. O Q51 destaca-se não só pelo seu desempenho ambiental, mas também pelo impacto positivo que cria para os seus utilizadores e para a envolvente”, acrescenta.