Traçado em estudo DR
Metro Sul do Tejo: Expansão pretende “unificar” espaço público e “não criar barreiras”
A 6 de Março acontece a última sessão onde serão apresentados os resultados da participação pública e o projecto seguirá, depois, para a consulta pública no âmbito da Avaliação de Impacte Ambiental, o que deverá ocorrer no final deste ano
![CONSTRUIR](https://backoffice.construir.pt/app/uploads/2024/12/Logo-Construir_preto-120x120.jpg)
CONSTRUIR
Almada apresenta extensão da Linha 3 do Metro Sul do Tejo
Município de Óbidos vai investir 4,9M€ em habitação
Os planos da AEP, a carteira da Baltor, o novo hub de Engenharia e a Lei dos Solos na edição 523 do CONSTRUIR
Gebalis investe cerca de 5,25 M€ em obras de conservação em bairros de Lisboa
Licenciamento municipal cresce 6,1% até ao final de Novembro
“Reprogramação” do PRR entregue em Bruxelas; Continuidade dos investimentos com recurso a outros financiamentos
Porto: Antigo Mercado de S. Sebastião dá lugar a novo espaço público
Município de Arganil investe 5M€ na requalificação de Escola Secundária
AICCOPN: Valores em concursos públicos atingem em 2024 máximos históricos
Alberto Couto Alves assegura construção de novo Hotel Radisson em Gaia
Um projecto que pretende ser “unificador” do espaço público e “não um elemento barreira” e cujo objectivo é “melhorar a mobilidade urbana” cada vez mais assente no transporte público. Paulo Pais, arquitecto da Câmara Municipal de Almada, destacou, assim, o trabalho que tem vindo a ser preparado nos últimos seis meses para a expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e da Trafaria pelo grupo de trabalho que junta representantes do Metropolitano de Lisboa, Câmara Municipal de Almada e Transportes Metropolitanos de Lisboa e cuja primeira apresentação pública aconteceu esta segunda-feira, dia 10 de Fevereiro, no auditório Uninova, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Monte da Caparica.
A proposta de traçado foi apresentada para mais de duas centenas de pessoas, tendo Paulo Pais destacado a importância da participação pública, cujo contributo “pode ainda alterar muita coisa”.
Para já o grupo construiu um primeiro esboço do traçado e do número e localização das estações e procura agora “consolidar” essa proposta.
Até ao momento apenas um dos estudos necessários se iniciou, o do estudo da procura, tendo sido adjudicado os estudos referentes à tipografia e geotécnica do terreno e estando em fase de preparação o estudo de tráfego rodoviário.
A 6 de Março acontece a última sessão onde serão apresentados os resultados da participação pública e o projecto seguirá, depois, para a fase de consulta pública no âmbito da Avaliação de Impacte Ambiental que deverá ocorrer no final deste ano.
10 novas estações
O traçado proposto agora que visa ligar o Monte da Caparica à Costa da Caparica e à Trafaria vai crescer em 7,3 quilómetros e contar com 10 novas estações. De salientar, que a proposta inicial era apenas de fazer a ligação à zona das praias da Costa, mas desde cedo que a autarquia almadense fez pressão para que este projecto chegasse também à Trafaria, numa lógica de “promoção da intermobilidade” e das “ligações metropolitanas”.
Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), centro da Costa da Caparica, Parque urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria são as novas estações propostas. O traçado propõe, ainda, dois novos interfaces de transportes, um no centro da Costa da Caparica e outro junto à Estação Fluvial da Trafaria.
A estação da Várzea de Pêra irá servir as populações de Pêra e Funchalinho, contudo e devido aos desníveis de terreno existentes esta vai contar com a instalação de uma passagem pedonal sobre o IC20, com uma extensão de cerca de 200 metros, que irá permitir a ligação de forma rápida do Funchalinho à nova estação.
O actual terminal de autocarros da Costa da Caparica, instalado junto da Torre das Argolas, será deslocado, passando o novo interface a fazer a ligação à Carris Metropolitana, bem como a um novo serviço de Transpraia, caso venha a existir novamente, táxis, TVDE e a um novo parque de estacionamento.
Já no novo interface da Trafaria propõe-se a ligação ao já existente transporte fluvial e a criação de um terminal de autocarros integrado na nova estação do MTS. De salientar, que o plano antecipa já a possibilidade de aumentar a frequência das carreiras fluviais ao longo dia e a hipótese de, também, a estação fluvial de Algés ser reequacionada.
Além da requalificação da área dedicada aos transportes rodoviários, a chegada do MTS à Trafaria é, também, uma oportunidade de requalificação mais alargada, nomeadamente, de algum património que se encontra degradado. Neste sentido, está prevista a reabilitação do antigo presídio para um projecto de âmbito cultural e a valorização da igreja local. Também a Praceta dos Bombeiros irá passar a avenida com a requalificação do antigo quartel.
Ao longo de todo o percurso abrangido pelo novo traçado haverá lugar à requalificação do espaço público, bem como a criação de um percurso dedicado à mobilidade activa, pedonal e ciclável, em articulação com outras ligações já existentes e que poderão dar origem a um grande corredor ecológico de ligação entre o Parque da Paz e as Terras da Costa.
Com “muitos desafios”, a avenida 25 Abril na Costa da Caparica será alvo de uma reestruturação profunda, nomeadamente, ao nível viário, com a apresentação de diferentes alternativas de tráfego que deverão ser testadas até que seja redesenhada uma nova opção.
Sem, no entanto, “perder a identidade local”, está previsto que o traçado seja o “mais afastado possível dos edifícios de habitação”, por questões de ruído, e que as futuras estações seja, também, “dinamizadoras do comércio local”.