Preços das casas sobem 3,7% no terceiro trimestre
A intensificação registada deve-se, sobretudo, do efeito do comportamento de Julho, mês em que os preços subiram 2,1% em termos mensais, uma variação atípica no contexto de estabilização que predomina desde Abril. No acumulado do ano, até Setembro, os preços registam um incremento de 10,1%

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Os mais recentes dados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário mostram que os preços de venda das casas em Portugal aumentaram 3,7% no terceiro trimestre de 2023 face ao trimestre anterior. No acumulado do ano, até Setembro, os preços registam um incremento de 10,1%.
A variação trimestral dos preços no terceiro trimestre apresenta uma intensificação face à taxa registada no trimestre anterior (1,8%), embora tal resulte, sobretudo, do efeito do comportamento de Julho. Nesse mês, os preços subiram 2,1% em termos mensais, uma variação atípica no contexto de estabilização que predomina desde Abril. Tal constituiu uma excepção isolada no ciclo de variações mensais residuais dos últimos meses, o qual foi retomado em Agosto e Setembro, meses em que os preços aumentaram 0,8%.
A tendência de arrefecimento sentida este ano é bastante evidente no comportamento de longo-prazo dos preços. Em Setembro, a taxa de valorização homóloga atingiu 13,6%, comprimindo 5,8 pontos percentuais face ao registo deste indicador em setembro do ano passado. Nesse mês, há um ano, os preços subiam 19,4% em termos homólogos.
No terceiro trimestre de 2023, as casas foram vendidas por um preço médio de 2.239€/m2, o que traduz um valor médio por fogo transaccionado de 232.395 euros, de acordo com dados do SIR-Sistema de Informação Residencial.