Preços das casas sobem 3,7% no terceiro trimestre
A intensificação registada deve-se, sobretudo, do efeito do comportamento de Julho, mês em que os preços subiram 2,1% em termos mensais, uma variação atípica no contexto de estabilização que predomina desde Abril. No acumulado do ano, até Setembro, os preços registam um incremento de 10,1%
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os mais recentes dados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário mostram que os preços de venda das casas em Portugal aumentaram 3,7% no terceiro trimestre de 2023 face ao trimestre anterior. No acumulado do ano, até Setembro, os preços registam um incremento de 10,1%.
A variação trimestral dos preços no terceiro trimestre apresenta uma intensificação face à taxa registada no trimestre anterior (1,8%), embora tal resulte, sobretudo, do efeito do comportamento de Julho. Nesse mês, os preços subiram 2,1% em termos mensais, uma variação atípica no contexto de estabilização que predomina desde Abril. Tal constituiu uma excepção isolada no ciclo de variações mensais residuais dos últimos meses, o qual foi retomado em Agosto e Setembro, meses em que os preços aumentaram 0,8%.
A tendência de arrefecimento sentida este ano é bastante evidente no comportamento de longo-prazo dos preços. Em Setembro, a taxa de valorização homóloga atingiu 13,6%, comprimindo 5,8 pontos percentuais face ao registo deste indicador em setembro do ano passado. Nesse mês, há um ano, os preços subiam 19,4% em termos homólogos.
No terceiro trimestre de 2023, as casas foram vendidas por um preço médio de 2.239€/m2, o que traduz um valor médio por fogo transaccionado de 232.395 euros, de acordo com dados do SIR-Sistema de Informação Residencial.