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Em Oeiras faz-se “revolução” nos transportes

O relançamento do SATUO está em marcha e o projecto está agora numa fase decisiva. Nesta entrevista, Rui Rei, presidente da Parques Tejo explica o ponto de situação actual do projecto, as mudanças face ao plano original concebido nos anos 90 e como este sistema se integra agora numa visão mais ampla e outras soluções de transporte, como a LIOS e a BRT da A5

Manuela Sousa Guerreiro
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Em Oeiras faz-se “revolução” nos transportes

O relançamento do SATUO está em marcha e o projecto está agora numa fase decisiva. Nesta entrevista, Rui Rei, presidente da Parques Tejo explica o ponto de situação actual do projecto, as mudanças face ao plano original concebido nos anos 90 e como este sistema se integra agora numa visão mais ampla e outras soluções de transporte, como a LIOS e a BRT da A5

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Manuela Sousa Guerreiro
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Os planos de reactivação do SATUO estão em marcha e, no papel, o projecto está pronto para avançar para o lançamento do concurso de concepção-construção, tão logo esteja resolvida a solução de financiamento. O custo do projecto deverá rondar os 100 a 110 milhões de euros, mas as contas não estão fechadas por precaução. Rui Rei, presidente da Parques Tejo, garante que “estamos a ser rigorosos e conservadores para garantir que, quando lançarmos o concurso, haja interessados, e que o concurso, uma vez lançado, não fique deserto”. O percurso com 9,7 km, inicia em Paço d’Arcos e terá 15 paragens até chegar à estação de Tercena-Massamá, fazendo a ligação com a linha de Sintra.
O novo SATUO é pensado num sistema de Bus Rapid Transit (BRT), e utilizará autocarros eléctricos que circularão por via dedicada, uma solução eficiente, com uma implementação mais rápida e com um custo mais reduzido, assegura Rui Rei.
Mas a “revolução” nos sistemas de transporte público do concelho tem outras frentes: a Linha Intermodal Ocidental Sustentável, cujos estudos estão em marcha acelerada e deverão resultar numa revisão do projecto que poderá agora ir até à Amadora e chegar a Lisboa via Reboleira/Colégio Militar, ao invés de Alcântara. Abandonando está também o uso de carris, sendo a nova versão também em autocarro em sítio próprio.
Numa outra vertente está a ser trabalhado o projecto de Bus Rapid Transit na A5. A auto-estrada que liga Lisboa a Cascais é o corredor ideal para a criação de um sistema de BRT, com o objectivo de criar uma alternativa sustentável aos movimentos pendulares que actualmente percorrem a A5 e que usam, na sua grande maioria o automóvel particular. Este projecto, ainda sem estudos que o suportem, será apresentado no final de Abril em conferência.

Rui Rei, presidente Parques Tejo

Qual é o ponto de situação actual do relançamento do projecto SATUO?
Terminámos todos os estudos, que já foram entregues à Câmara. Na verdade, esses estudos foram realizados em conjunto entre a Parques Tejo e a Câmara Municipal de Oeiras, que é a detentora do projecto e que tem defendido ao longo destes anos a necessidade deste projecto, que hoje conta também com o apoio de todas as entidades da Área Metropolitana de Lisboa e do Governo. Tanto a AML (Área Metropolitana de Lisboa), a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa) como o próprio Governo consideram este um projecto estratégico para a região, especialmente pela sua ligação entre Paço de Arcos e Sintra, atravessando pontos importantes do concelho de Oeiras e conectando-se à Linha de Sintra. Estes são factores geradores de emprego e, consequentemente, de muito tráfego e movimento. Com todos os estudos concluídos — como o estudo de inserção, a viabilidade dos viadutos existentes, a alteração do projecto e os estudos sísmicos — e entregues ao Governo, o que falta agora é garantir as condições de financiamento. Só assim o projecto poderá estar concluído entre o final de 2028 e 2029, dependendo da data em que recebamos luz verde para lançar o concurso de concepção e construção.

Quais são as maiores alterações entre o plano inicial, que não se chegou a concretizar, e o que se pretende implementar agora?
É preciso contextualizar o projecto. Porque é um projecto que nasceu no final dos anos 90 como algo inovador, chamado SATUO — Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras. Na época, já se falava de transportes autónomos, e o SATU funcionava sem condutor, com programação e videovigilância para monitorização. Hoje, evoluímos para um sistema não ferroviário, que se adequa perfeitamente à oferta e à procura desta área. Esta solução custa menos de um terço do que custaria outro sistema, oferecendo previsibilidade, qualidade, conforto e segurança. Não temos nenhum problema com a solução adoptada, que é flexível e permite integração com a futuro BRT [Bus Rapid Transit na designação em inglês] da A5, com a LIOS, Linha Intermodal Ocidental Sustentável] (no outro lado do concelho), e até com variantes futuras como a VLN (Via Longitudinal Norte) e a VLIS (Via Longitudinal Sul).
A estratégia continua actual e adequada ao presente e ao futuro e será integrada na lógica dos Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Esse era um dos problemas anteriores, não é? Era um sistema fora do sistema?
Sim, de Oeiras para a frente o SATUO não estava integrado no sistema metropolitano. Havia vários sistemas desconexos. Agora, todos os sistemas de transporte que estamos a desenvolver são parte integrante do sistema metropolitano. Quando falamos em criar um BRT, estamos a ampliar a oferta dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, não a criar um subsistema isolado. Usamos autocarros com portas à direita, semelhantes aos convencionais, mas com um design que faz as pessoas pensarem num metro ligeiro de superfície — tudo isso a menos de um terço do custo de um LRT (Light Rail Transit). É uma solução adaptada à realidade local, sem exigir investimentos exorbitantes. Não há razão para não avançar com um projecto destes, que oferece um nível de serviço essencial à população de Oeiras, conectando parques de serviços e zonas habitacionais. Não podemos esquecer que Oeiras é a segunda maior economia do país, logo a seguir a Lisboa. É o único concelho da Área Metropolitana que não é apenas suburbano de Lisboa: tem tantos movimentos de Oeiras para Lisboa como de Lisboa para Oeiras. Para materializar isso na oferta de transportes públicos, precisamos de uma frequência que responda a essa necessidade. Caso contrário, as pessoas continuarão a usar o automóvel.

Os eixos estratégicos

Esta nova linha terá quantos quilómetros?
A linha tem 9,7 quilómetros e conta com 15 paragens, incluindo as três já existentes: Paço de Arcos, Tapada e a estação do centro comercial Oeiras Parque. Depois, temos paragens, por exemplo, em Lagoas Parque, Porto Salvo, Tagus Parque, uma intermédia entre o Tagus Parque e a estação da linha de Sintra (que será terminal), além de outras distribuídas ao longo do trajecto para servir empresas e populações. Precisamos de atender tanto as zonas empresariais como as residenciais de Oeiras. Paralelamente, no futuro, o BRT da A5 cruzará este sistema permitindo que haja uma ligação.

Estamos a falar do “cardinal” que condensa a visão estratégica dos transportes públicos do concelho?
Exactamente, interligações estratégicas e que compreende o SATUO e a LIOS, enquanto eixos longitudinais a ferrovia e o BRT da A5, com capilaridade para as restantes soluções. Se olharmos para este “cardinal” e para a distribuição dos transportes em Lisboa, percebemos que isto não é uma excentricidade: está tudo ligado. A LIOS ligará directamente ao centro de Lisboa, o BRT também, e o SATUO fará esta ligação longitudinal.

Mas para que isso funcione é preciso que tudo esteja pronto e a funcionar?
Exacto. Só assim conseguiremos uma solução de transportes que responda às necessidades das pessoas, permitindo-lhes deslocar-se de forma eficiente. É assim que atingiremos os nossos objectivos. Felizmente, o Governo partilha desta visão e considera o SATUO e a LIOS como prioridades, porque Oeiras tem sido historicamente preterida nas soluções de mobilidade da Área Metropolitana.

Sim, muitas linhas de BRT no país avançam lentamente e outrem nem avançam.
Não, não é bem assim. A Linha do Mondego, por exemplo, está praticamente a abrir e já funciona. O único BRT com problemas foi o do Porto, devido a questões no projecto e atrasos na encomenda dos autocarros. Braga também está a avançar. O caso do Porto ganhou mais destaque na comunicação social, mas o do Mondego está operacional. Depois de muitas indecisões — se seria com carris ou não —, tomaram a decisão certa, na minha opinião. Já visitei a solução duas vezes e acredito que será um sucesso para a região de Coimbra. É algo simples, ágil e económico, muito semelhante ao que defendemos aqui.

Portanto, o SATUO irá correr em canal dedicado.
Sim, sempre em canal dedicado, sem interferência de veículos automóveis. Isso garante comunidade, previsibilidade e conforto, permitindo cumprir horários. É a única forma de assegurarmos isso.

Os inconvenientes, financiamento e o lançamento do concurso

Numa zona com tanto tráfego, prevê que a construção do canal vá gerar constrangimentos?
Toda a obra gera constrangimentos, mas não serão extraordinários. Aqui na travessia da Avenida da Europa [junto ao centro comercial Oeiras Parque], por exemplo, construiremos como se faz um viaduto: o tráfego continuará a circular por baixo. Obras como as do Metro de Lisboa causam muito mais impacto. O maior viaduto será o que liga à estação de Tercena-Massamá, linha de Sintra, mas, em termos de engenharia, está tudo planeado. Serão cerca de cinco viadutos, que terão um custo estimado de 25 a 26 milhões de euros, dentro de um orçamento total de 100 a 110 milhões de euros.

Esse será o valor final da obra? Já está fechado?
Cerca de 100 milhões de euros, mas ainda não fechámos o valor exacto. Há muitos concursos públicos no país que estão a ficar desertos, porque há algum receio com os custos estimados. Por isso, estamos a ser rigorosos e conservadores para garantir que, quando lançarmos o concurso, haja interessados, e que o concurso não fique deserto. Queremos que a obra tenha interessados para que a possamos executar assim que tenhamos os fundos comunitários.

Que população será servida pelo SATUO?
Estimamos até 30 mil passageiros por dia, com dois terços da procura vindo de Sintra. Avaliámos tudo: desde os escritórios existentes, a ampliação dos parques empresariais, a segunda fase do Tagus Park, os futuros projectos de habitação e serviços ao longo de todo o eixo. Só assim conseguimos prever o aumento da população e aumento do número de passageiros.

O que falta para lançar o concurso de concepção construção?
Está tudo pronto. Falta apenas o Governo formalizar o financiamento. Com luz verde até ao Verão, lançaríamos o concurso ainda este ano, 2026 adjudicaríamos e iniciaríamos a obra, que duraria cerca de dois anos, terminando em 2028 e entrando em operação em 2029.

As eleições atrasaram o calendário previsto.
Obviamente, mas ainda na semana passada, o Primeiro-Ministro e o ministro das Infraestruturas reforçaram que o SATU, o LIOS e a quarta travessia do Tejo em Algés são prioridades. [durante a apresentação do Parque Cidades Tejo]

LIOS: de projecto esquecido a projecto essencial

E este é um dos projectos que está na estratégia do Concelho.
Oeiras planeia a 30 ou 40 anos. Este projecto, por exemplo, está no Plano de Mobilidade Sustentável do concelho. A Parques Tejo apenas executa a estratégia da Câmara. Além desta linha, também estamos a trabalhar na LIOS, em parceria com a Câmara de Oeiras, a Câmara de Lisboa, a Câmara da Amadora, porque uma parte da LIOS pode chegar à Amadora, com a Carris, e outros parceiros.

Qual é o ponto de situação da LIOS?
Está a avançar a bom ritmo. Há seis ou sete meses, a situação era diferente, mas hoje temos uma parceria sólida com a CARRIS, a Câmara de Lisboa, a TML e a Câmara da Amadora. Estamos a fechar os estudos e a preparar uma solução ligeiramente diferente da original, mas que servirá bem Oeiras, Lisboa e Amadora. Será revolucionário: imagine sair de Algés, Linda-a-Velha ou Miraflores e estar no centro de Lisboa em 10 ou 15 minutos. Será uma solução absolutamente transformadora. É a mesma coisa que estar na Avenida da República e apanhar o metro para o Rossio. Você sabe quanto tempo irá demorar. Aqui será a mesma coisa. As pessoas saem de casa em Miraflores e sabem que daí a 10 minutos estão no centro de Lisboa

Qual o investimento previsto?
O investimento previsto é de cerca de 150 milhões de euros, tem financiamento, a LIOS deverá estar concluída até 2030, em canal dedicado com autocarros, mas adaptável a outras soluções no futuro.

Quais são os próximos passos para a LIOS?
É preciso concluirmos todos os estudos. Uma boa parte dos estudos em Oeiras estarão concluídos na primeira ou segunda semana de Abril. Incluindo uma parte do estudo de tráfego que nos faltava, e que é importante para percebermos a forma de inserir o traçado em sítio próprio, porque partimos de uma zona densamente povoada, Algés, e estamos a fechar esse processo. Lisboa também tem a sua parte já feita. Iremos fechar este processo com o chamado programa base.
A LIOS tem duas opções em estudo: Algés-Reboleira e depois tem outra ligação via Alto do Duque a Alcântara. Mais do que esta última, consideramos vital para Oeiras a ligação ao Colégio Militar. A que está mais avançada em termos de estudo é o projecto original via Alcântara, mas rapidamente estará tudo ao mesmo nível.
A CARRIS, que é quem lidera este processo, deverá lançará em Abril o concurso para o programa base, que definirá o projecto. Depois, virá o concurso de concepção e construção. O projecto tem alguns atrasos, mas temos aqui uma folga até 2030.

Qual é o papel da Parques Tejo no desenvolvimento destes projectos?
A Parques Tejo gere a mobilidade em Oeiras. Há três anos, era focada em estacionamento, mas hoje virou-se para a mobilidade e sustentabilidade. O estacionamento é a base — sem ele, não há mobilidade —, mas usamo-lo para alavancar projectos como o SATU e o LIOS. Somos um instrumento da Câmara, que detém 100% da empresa, e trabalhamos com parceiros internos e externos para executar a estratégia municipal.

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Carmo Wood reforça linha de casas modulares

Carmo Wood lança nova gama de moradias sustentáveis em madeira e com vários acabamentos. Este lançamento representa uma nova etapa na estratégia de crescimento da Carmo Wood, que prevê que este segmento represente entre 10% e 15% da sua facturação já em 2025, com potencial para duplicar no ano seguinte

A Carmo Wood lança novas linhas de casas modulares: Nature Homes, Green Villas e Golden Villas. Com arquitectura contemporânea, conforto térmico e construção em madeira maciça (CLT), estas casas são uma alternativa real à construção tradicional, combinando sustentabilidade, rapidez de execução, preço fixo e múltiplas possibilidades de acabamentos – com ou sem madeira exposta, consoante o gosto do cliente e o contexto arquitectónico.

Este lançamento representa uma nova etapa na estratégia de crescimento da Carmo Wood, que prevê que este segmento represente entre 10% e 15% da sua facturação já em 2025, com potencial para duplicar no ano seguinte. Para isso, a empresa reforçou a capacidade fabril e as equipas técnicas, investindo cerca de um milhão de euros no desenvolvimento dos modelos, protótipos, optimização da linha de produção e estrutura de acompanhamento ao cliente.

O modelo industrializado, com produção em linha e montagem rápida no terreno, permite prazos curtos – a média de construção é de cinco meses – com controlo absoluto de qualidade e orçamento. Uma diferença clara face aos dois ou três anos de espera da construção convencional. São também uma solução atractiva para investidores ou empresários do sector de hotelaria e turismo que valorizam durabilidade, estética e velocidade de execução.

As soluções são chave na mão, podendo incluir projecto de arquitectura, fundações, acabamentos e paisagismo, e cumprem todos os trâmites legais e exigências técnicas aplicáveis às construções em betão.

“O maior mito sobre casas em madeira é que não duram. As nossas são projectadas para mais de 100 anos, com madeira tratada, protecção contra fogo e humidade e manutenção mínima. A diferença para uma casa tradicional está no planeamento, na eficiência e na honestidade: na Carmo Wood o preço é fechado no dia um, e em cinco meses entregamos a casa pronta. Sem surpresas, sem atrasos, sem desculpas”, afirma João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering.

A nova gama habitacional da Carmo Wood inclui três linhas distintas, adaptadas a diferentes perfis de cliente, estilos de vida e orçamentos. As Nature Homes são a escolha ideal para quem procura uma primeira habitação familiar ou uma casa funcional e eficiente, com três tipologias disponíveis, áreas a partir dos 70 m² e construção em madeira lamelada com isolamento capoto. As Green Villas elevam a proposta, com dimensões entre os 120 m² e os 240 m², acabamentos contemporâneos, e uma combinação de madeira, vidro e pedra, ideais para quem valoriza design, eficiência energética (Classe A+) e integração com a paisagem. No topo da oferta estão as Golden Villas, com áreas entre os 180 m² e os 400 m², soluções de luxo sustentável, materiais de alta qualidade e integração de energias renováveis — pensadas para projectos de autor ou clientes que procuram o expoente máximo de sofisticação, conforto e sustentabilidade.

“O investimento do cliente final para uma casa destas pode situar-se significativamente abaixo do custo de uma casa equivalente em alvenaria. É o caso do primeiro projecto já em fase final de construção, em Sobral de Monte Agraço, onde uma família optou por uma Nature Home, com investimento de cerca de 180 mil euros”, acrescenta o responsável.

Com um percurso consolidado em Portugal e no mercado internacional, a Carmo Wood é hoje um dos principais players europeus no sector da construção em madeira. A aposta neste novo segmento reflecte uma visão centrada na inovação, na sustentabilidade e na resposta a necessidades reais das famílias, investidores e empresários.

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Constructel Visabeira com 1,9MM€ de volume de negócios em 2024

Crescimento orgânico de dois dígitos e aquisições estratégicas nos EUA e na Europa reforçam a posição da Constructel nos sectores das telecomunicações e energia

A Constructel, subsidiária do Grupo Visabeira com participação minoritária da Goldman Sachs Alternatives, é um dos principais líderes mundiais na prestação de serviços de engenharia para redes de energia e telecomunicações. Com uma presença em 11 países e mais de 8.500 colaboradores, a Constructel Visabeira destaca-se pela sua capacidade integrada de oferecer soluções chave-na-mão em ambientes complexos e exigentes.

Em 2024, a empresa manteve a sua trajectória de crescimento sustentado, alcançando um volume de negócios consolidado pró-forma de 1,9 mil milhões de euros, o que representa um crescimento total na ordem dos 50% face a 2023 e um crescimento orgânico a dois dígitos. Este desempenho foi impulsionado pela forte performance orgânica em todas as geografias onde opera, bem como pela concretização de aquisições estratégicas, nomeadamente da Verità Telecommunications Corporation (Junho de 2024) e da Sargent Electric Company (Setembro de 2024). Estas operações reforçaram de forma significativa a presença internacional da Constructel Visabeira, em especial nos Estados Unidos da América, que passaram a ser o maior mercado do Grupo, representando cerca de 35% do volume de negócios, equivalente a aproximadamente 650 milhões de euros.

O restante volume de negócios teve origem na Europa, com França e Bélgica, sul da Europa (Portugal, Itália e Espanha), Reino Unido e Irlanda a representarem cerca de 20% cada, e Alemanha, Dinamarca e Suécia a contribuir com cerca de 10%.

O sector da energia destacou-se com um crescimento notável superior a 100% face ao ano anterior, contribuindo com cerca de 850 milhões de euros (45% do volume de negócios). Já o sector das telecomunicações excedeu os 1.000 milhões de euros, reflectindo um crescimento de 15%. Em termos de rentabilidade, o EBITDA recorrente pró-forma ultrapassou 180 milhões de euros, estabelecendo um crescimento de cerca de 30% face a 2023.

Para além do forte desempenho operacional em 2024, a Constructel implementou com sucesso uma estrutura de financiamento eficiente para suportar futuros investimentos estratégicos. O rácio de dívida líquida sobre EBITDA situou-se abaixo de 1,5x em Dezembro de 2024, evidenciando a solidez do balanço num ano de aquisições relevantes.

À data de 31 de Dezembro de 2024, a Constructel dispunha de uma sólida carteira de contratos avaliada em mais de 5 mil milhões de euros, conferindo uma elevada previsibilidade e sustentabilidade ao crescimento futuro do Grupo.

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Produção renovável abastece 90% do consumo em Abril

A produção renovável abasteceu 90% do consumo total de electricidade em Portugal durante o mês de Abril. Para o período de Janeiro a Abril, o consumo apresentou um crescimento de 2,3% face ao período homólogo anterior. Este é o consumo mais elevado de sempre verificado no sistema nacional para este período

A produção renovável abasteceu 90% do consumo total de electricidade em Portugal durante o mês de Abril. Segundo a REN, “este resultado deveu-se às condições meteorológicas favoráveis, especialmente para a produção hidroeléctrica, que registou um índice de produtibilidade de 1,52 (média histórica igual a 1). A produção de energia eólica também teve um bom desempenho, com um índice de 1,10. Na energia solar, o índice não ultrapassou os 0,67 apesar do aumento consistente da potência instalada respectiva”. Já a produção de energia não renovável representou 8% do consumo, enquanto os restantes 2% foram supridos por energia importada.

Em Abril, o consumo de energia eléctrica aumentou 0,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, ou 3,4% com correcção dos efeitos da temperatura e número de dias úteis. Para o período de Janeiro a Abril, o consumo apresentou um crescimento de 2,3% face ao período homólogo anterior, valor que se mantém mesmo após a correcção da temperatura e dos dias úteis. Este é o consumo mais elevado de sempre verificado no sistema nacional para este período, 0,8% acima do anterior máximo registado em 2010.

Nos primeiros quatro meses do ano, o índice de produtibilidade hidroeléctrica situou-se em 1,44, o de produtibilidade eólica em 1,04 e o de produtibilidade solar em 0,74. Ainda neste período, a produção renovável abasteceu 83% do consumo, distribuída entre hidroeléctrica (40%), eólica (29%), fotovoltaica (8%) e biomassa (5%). A produção a gás natural abasteceu 11% do consumo, e as importações supriram os restantes 6%.

No mercado de gás natural, registou-se uma evolução positiva do consumo em Abril, com um crescimento homólogo de 4,2%, impulsionado pelo segmento de produção de energia eléctrica, que cresceu 4,5 vezes em comparação com o período homólogo. No entanto, o segmento convencional, que inclui os restantes consumidores, manteve a tendência de redução dos consumos, com uma queda homóloga de 11%.

O abastecimento do sistema nacional foi efectuado integralmente a partir do terminal de GNL de Sines. No final de Abril, o consumo acumulado anual de gás registou um crescimento de 0,7%, resultado de um aumento de 36% no segmento de produção de energia eléctrica e de uma redução de 7% no segmento convencional. O Terminal de Sines abasteceu 95% do consumo nacional, com origem principalmente na Nigéria (52%) e nos EUA (36%).

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Estudo: Transportes europeus estão “desajustados” e “pouco inclusivos”

O Better Mobility Trendreport,, é realizado pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia, em colaboração com Impact Hub Vienna e o Point& e teve como base as perspectivas de mais de 300 startups e 100 especialistas académicos e da indústria de toda a Europa

Os transportes europeus estão “desajustados” e “pouco inclusivos”, não reflectindo a sociedade europeia, conclui o EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia, no seu mais recente relatório, Better Mobility Trendreport, em colaboração com Impact Hub Vienna e o Point&. Baseado nas perspectivas de mais de 300 startups e 100 especialistas académicos e da indústria de toda a Europa, o estudo identifica as principais tendências chave que moldam o futuro da mobilidade e salienta as oportunidades.

O relatório conclui que as redes de transportes da Europa são concebidas para um grupo demográfico restrito: normalmente, homens com idades compreendidas entre os 25 e 45 anos de idade, que trabalham em empregos tradicionais das 9 às 17, isentos de responsabilidades de assistência e que dominam o idioma local. Contudo, isto não reflecte a realidade da sociedade europeia. De acordo com o Eurostat, mais de 100 milhões de pessoas na UE têm responsabilidades de assistência, outros 100 milhões vivem com incapacidades, e mais de 90 milhões têm mais de 65 anos de idade. O fosso entre os serviços de mobilidade existentes e as necessidades da população em geral é uma questão urgente que requer atenção imediata.

Uma das principais conclusões do relatório é a crescente necessidade para sistemas de transporte holísticos que integrem diversas opções de mobilidade. Actualmente, os serviços de mobilidade são fragmentados, com diversos participantes a disponibilizar serviços de fraca conexão. A cooperação entre fronteiras, a integração de diferentes modalidades de transporte, e a criação de centros multimodais são cruciais para o desenvolvimento de um sistema que sirva a todos. “O Kilma Ticket da Áustria é um excelente exemplo de como a integração de diferentes serviços de transporte pode tornar a mobilidade mais uniforme e acessível”, afirma Lina Mosshammer da Point&; e coautora do relatório. “Ao disponibilizar acesso nacional, incluindo opções de mobilidade partilhada, as viagens ficam simplificadas e melhora a cobertura para um leque mais vasto de utilizadores”.

O estudo destaca, também, o rápido crescimento das populações urbanas e a importância de projectar cidades habitáveis e favoráveis para os peões. Até 2025, estima-se que mais de 80% dos residentes da UE viverá em áreas urbanas, tornando essencial priorizar a acessibilidade a pé, os espaços verdes e uma infraestrutura mais segura. Paris, por exemplo, assumiu o compromisso de criar 100 hectares de novos espaços verdes.

Outra tendência identificada é o envelhecimento da população da UE, que requer a integração de considerações físicas e mentais no planeamento da mobilidade. Até 2030, uma em cada quatro pessoas na UE terá 64 anos ou mais e muitas manter-se-ão desejosas de continuar ativas. A mobilidade pode ser ligada à saúde ao capacitar as pessoas para se movimentarem de forma independente. A cidade alemã de Griesheim, com o seu conceito de “cidade onde se pode sentar e brincar” destaca-se pelo seu foco em melhorar os caminhos para crianças e peões com mobilidade limitada”.

No que diz respeito à segurança, o relatório destaca a necessidade de espaços públicos bem iluminados e atractivos, transportes públicos fiáveis e infraestruturas cicláveis seguras para construir a confiança dos utilizadores. Por exemplo, Helsínquia e Oslo, atingiram a meta Visão Zero em 2019 ao reduzir o tráfego, limitar o acesso aos centros das cidades e implementar limites de velocidade em áreas residenciais.

Para finalizar, o relatório enfatiza o potencial inexplorado para tornar o transporte mais acessível. Os dados revelam que apenas 5% das inovações focam-se no turismo e 10% na saúde, apesar desta última ser uma tendência maior. A expansão das opções de mobilidade inclusivas e sustentáveis para estes sectores poderá impulsionar o crescimento e melhorar a acessibilidade para uma gama mais ampla de utilizadores. “Criar um sistema de transportes mais inclusivo requer incorporar a diversidade, a equidade e a inclusão nos investimentos e empreendimentos de impacto que apoiamos. Esforços conjuntos, como a Better Mobility Community, o maior ecossistema na Europa para a mobilidade inclusiva, segura, acessível e verde, ajudam a Europa a manter-se à frente das tendências e inovações, alavancando a inclusão como uma vantagem competitiva” segundo Lina Mosshammer, cofundadora e directora administrativa de Point&; e coautora do estudo.

Yoann Le Petit, gestor de Liderança Inovadora da EIT Urban Mobility e coautor do estudo, refere, ainda, que melhorar a mobilidade nem sempre requer grandes avanços tecnológicos. “O nosso relatório mostra que, em muitos casos, pequenas melhorias nas infraestruturas, conceção de serviços, ou acessibilidade nos transportes, podem ter um impacto transformador.”

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Investimento em imobiliário comercial cresce 151% nos primeiros três meses ano

Retalho e Hospitality foram os responsáveis pelo crescimento do investimento em imobiliário comercial em Portugal nos primeiros três meses de 2025, que totalizou 651 milhões de euros,151% acima dos valores registados no período homólogo. A região Norte, em especial o Porto, assume um papel cada vez mais relevante na atracção do investimento

De acordo com o mais recente estudo Investment Market Overview da Savills, o investimento em imobiliário comercial em Portugal totalizou 651 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 151%, face ao mesmo período do ano anterior. Quando comparado com a média do primeiro trimestre dos últimos três anos, este crescimento cifra-se nos 144%.

“Este primeiro trimestre de 2025 revelou sinais muito positivos para o mercado de investimento imobiliário comercial em Portugal, com um crescimento assinalável face ao período homólogo. Apesar do actual contexto internacional marcado pela incerteza, tudo indica que 2025 poderá ser um ano particularmente dinâmico, com volumes de investimento expressivos. O sector de hospitality continuará a desempenhar um papel de relevo, beneficiando das condições únicas que o país oferece aos visitantes. Ainda que se antecipe uma ligeira desaceleração no curto prazo, a economia portuguesa está bem posicionada para manter a sua trajectória de crescimento, sustentada por uma procura interna robusta, investimento consistente e um alinhamento positivo com as tendências económicas da zona euro”, reflecte Paulo Silva, head of country da Savills Portugal.

O sector do retalho destacou-se ao captar aproximadamente 59% do volume total de investimento num total de 385.5 milhões de euros, seguido pelos segmentos de hospitality com 155.7 milhões de euros (24%), escritórios com 88 milhões de euros (13%) e logística com 24 milhões de euros (4%).

Geograficamente, a Região Norte, com especial destaque para a cidade do Porto, liderou a captação de capital, concentrando cerca de 67% do investimento realizado. O Algarve registou 16,9% do volume total, enquanto a cidade de Lisboa e respectiva Área Metropolitana atraíram 15,5%. No que diz respeito à origem do capital investido, os investidores nacionais ocuparam uma posição de liderança, representando 77,6% do total do volume de investimento registado nos primeiros três meses do ano. seguidos por capital proveniente do Reino Unido e da Suíça.

A par do crescimento do investimento em imobiliário comercial em Portugal, prevê-se que o segmento de escritórios registe também um aumento durante o ano de 2025, prosseguindo a recuperação, ainda que gradual, que se tem verificado de forma consistente desde a pandemia. O bom desempenho e a resiliência do mercado ocupacional constituem factores adicionais de confiança e segurança para os investidores, devendo reflectir-se positivamente no mercado de investimento.

O mercado de logística mantém-se resiliente, sustentado pelo elevado apetite dos investidores, sobretudo por oportunidades de development. No entanto, verifica-se uma muito interessante dinâmica que nos pode apontar a um dos melhores anos de investimento no segmento. As operações de sale and leaseback permanecem pontuais, reflexo das actuais pressões de mercado e das condições de financiamento mais exigentes, que ainda não criaram um contexto propício para um maior fluxo de transacções.

O sector do retalho tem sido fortemente impactado pela incerteza gerada pela guerra comercial entre os EUA e a China e pela aplicação de novas tarifas aduaneiras. Esta conjuntura tem incentivado uma postura de cautela por parte dos consumidores e um posicionamento de wait and see por parte de investidores e operadores com intenções de expansão. Em Portugal, os centros comerciais, retail parks e supermercados mantêm-se como os activos mais atractivos, concentrando o maior volume de investimento no trimestre. Destaca-se, em particular, a aquisição da totalidade do capital social do NorteShopping pelo Fundo Sierra Prime, gerido pela Sonae Sierra, que contribuiu de forma decisiva para a liderança deste segmento neste primeiro trimestre.

Hospitality continua a afirmar-se como um dos principais motores do mercado de investimento comercial. A tendência deverá manter-se nos próximos anos, sustentada por um pipeline robusto de novos projectos, sobretudo em Lisboa e no Porto, e por uma crescente aposta na requalificação e reposicionamento de activos existentes. No primeiro trimestre, o segmento foi o segundo mais activo, representando 24% do volume total de investimento. Este desempenho foi impulsionado pela venda de activos de elevada qualidade, adquiridos por Sociedades de Investimento Imobiliário e gestoras de activos que procuram imóveis prime para integrar os seus portfólios.

Neste contexto, “a Região Norte está a assumir um papel cada vez mais relevante na captação de investimento nacional e internacional em Portugal. O dinamismo que temos vindo a assistir em segmentos como os de escritórios e de industrial e logística vai certamente manter-se ao longo de 2025, pois existe um número crescente de empresas que pretendem instalar-se ou expandir as operações e consequentemente as suas instalações no norte do país. A mão de obra altamente qualificada, a qualidade das infraestruturas e a proximidade a rotas marítimas e terrestres de grande importância são apenas alguns dos factores que tornam a região tão atractiva para os investidores”, sublinha Ricardo Valente, managing director, Savills | Porto Division.

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Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%

Fogos licenciados em construções novas aumentam 28,3%, novo crédito à habitação totaliza 3.214 M€ e licenças para construção nova e reabilitação habitacional sobem 9,5% até Fevereiro. São os números mais recentes da Síntese Estatística de Habitação da AICCOPN

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De acordo com a AICCOPN, até Fevereiro, o consumo de cimento no mercado nacional atingiu 623,2 milhares de toneladas, traduzindo-se numa quebra de 3,6% em comparação com o período homólogo.

No que respeita ao licenciamento municipal para a construção e reabilitação de edifícios habitacionais, constatou-se um aumento homólogo de 9,5%, nos dois primeiros meses deste ano. Relativamente ao número de fogos licenciados para construções novas, observou-se um crescimento de 28,3%, para 6.641 novas habitações.

Quanto ao montante do novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras, este apresentou um acréscimo de 35,4%, totalizando 3.214 milhões de euros, em Fevereiro. No que concerne à taxa de juro do crédito à habitação, a mesma fixou-se em 3,83% nesse mês, reflectindo uma redução de 81 pontos base face ao período homólogo.

Em Fevereiro, o valor mediano da habitação, calculado para efeitos de avaliação bancária, apresentou uma valorização homóloga de 16%, em resultado de variações de 16,7% nos apartamentos e de 9,5% nas moradias.

A Grande Lisboa é a região em destaque na análise, onde de Fevereiro de 2024 até Fevereiro deste ano foram licenciados 5.084 fogos em construções novas, o que representou um incremento de 16,2% face aos 4.375 alojamentos licenciados nos 12 meses anteriores. Desse total, 9% corresponderam a tipologias T0 ou T1, 33% a T2, 40% a T3 e 18% a T4 ou superior. Relativamente ao valor de avaliação bancária da habitação, constatou-se, nesta região, uma variação homóloga de 16,3% no segundo mês deste ano.

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Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato

A área de intervenção, nas freguesias de Marvila e do Beato, é um conjunto de “vazios urbanos” com uma área superior a 278 mil metros quadrados (m2) para onde estão previstos 1427 fogos e mais de 119 mil m2 em espaços verdes e equipamentos

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A delimitação da Unidade de Execução (EU) Marvila-Beato foi aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa, esta quarta-feira, dia 30 de Abril. A proposta, que visa “optimizar os efeitos da estruturação da terceira travessia do Tejo, reforçar a coesão territorial e potenciar a atracção de emprego”, vai estar em discussão pública.

A área urbana sobre onde se pretende intervir, nas freguesias de Marvila e do Beato, é um conjunto de “vazios urbanos” com uma área de reconversão superior a 278 mil metros quadrados (m2), para onde estão previstos 1427 fogos, 119.437 m2 em espaços verdes e equipamentos, 2852 lugares de estacionamento privado, mais 246 lugares públicos.

O projecto localiza-se em áreas qualificadas como sensíveis e classificadas como de Interesse Público, nomeadamente, a Zona Geral de Protecção do Antigo Convento do Beato António, a Zona Geral de Protecção do Palácio dos Duques de Lafões e a Zona Geral de Protecção da Fábrica “A Nacional”.

Na reunião da CML foi, ainda, aprovada a cedência de espaços não habitacionais “para exercício de actividades sem fins lucrativos com fundamentado interesse público”, às entidades Rimas ao Minuto Associação, Associação Desportiva Pastéis da Bola; Associação Fazer por Marvila, Associação Lisboa Juntos pelo Desporto, Associação Africandé, GlocalDecide – Associação para a Democracia, a Cidadania e o Desenvolvimento e a Associação Porta do Mais.

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Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha

A obra de renovação da Residência Mestre António Duarte visa a recuperação integral do edifício, com vista à melhoria do conforto e à promoção da eficiência energética, assim como uma readaptação de espaços e uma otimização do seu funcionamento

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O Politécnico de Leiria celebrou a consignação da empreitada de renovação da Residência Mestre António Duarte, nas Caldas da Rainha, e da obra de construção da nova residência de estudantes naquela cidade, num investimento de 3,7 milhões de euros, financiados pelo Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES) – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com a concretização destas duas empreitadas, que se juntam à obra de reabilitação da Residência Rafael Bordalo Pinheiro, cuja inauguração está prevista para breve, Caldas da Rainha passará a ter, em 2026, um total de 289 camas para os estudantes.

A obra de renovação da Residência Mestre António Duarte visa a recuperação integral do edifício, com vista à melhoria do conforto e à promoção da eficiência energética, assim como uma readaptação de espaços e uma otimização do seu funcionamento. O edifício contemplará um total de 56 quartos, dois destinados a utilizadores com mobilidade condicionada, num total de 104 camas. A obra tem uma duração de 150 dias, estando a reabertura prevista para o início do próximo ano letivo.

No que se refere à construção da residência ‘Nova Caldas’, a ser edificada num terreno adjacente à Residência Mestre António Duarte, a mesma oferecerá 68 novas camas, contemplando, além do alojamento, zonas de refeição, áreas de estudo e de convívio, lavandaria, espaços de apoio ao funcionamento da residência, entre outros.

“Esta obra proporcionará um aumento significativo do número de camas disponíveis na cidade de Caldas da Rainha, que anualmente recebe entre 1.500 e 1.700 estudantes da nossa Escola Superior de Artes e Design”, afirmou o presidente do Politécnico de Leiria, recordando que a instituição teve nove candidaturas aprovadas no âmbito do PNAES, para renovação, reabilitação e construção de residências de estudantes, contemplando 13 edifícios, localizados em quatro cidades (Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Pombal).

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Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025

Organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), a participação reforça a aposta das empresas portuguesas no mercado argelino, uma porta estratégica para os mercados de África e do Médio Oriente

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A BATIMATEC Expo 2025, um dos mais antigos certames dedicados à construção, decorre de 5 a 8 de Maio em Argel, e Portugal marcará presença com uma delegação de seis empresas do sector. Organizada pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), através do projecto Business on the Way (BOW), a participação reforça a aposta das empresas portuguesas no mercado argelino, uma porta estratégica para os mercados de África e do Médio Oriente.
A feira, referência na indústria da construção, materiais, rochas ornamentais, tecnologias e maquinaria, é uma oportunidade única para as empresas consolidarem contactos e explorarem o potencial da região. “Esta é a sexta participação da AEP na BATIMATEC, um reflexo da importância da Argélia como mercado de alto potencial de crescimento”, destaca Luís Miguel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da AEP.

A Argélia, o maior país em área geográfica e o segundo mais populoso do Norte de África, tem investido na diversificação económica e na atracção de investimento estrangeiro. Com planos ambiciosos nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, energias renováveis e, sobretudo, obras públicas, o país oferece novas oportunidades para o tecido empresarial português.

A delegação inclui as empresas Abílio Carlos Pinto Felgueiras (Carfel), Arcen Engenharia, ILMAR – Fábrica de Máquinas para Artigos de Cimento, Jormax Indústria, Metalúrgica do Tâmega e Metalcértima.
Com esta iniciativa, a AEP reforça o compromisso de apoiar a internacionalização das empresas portuguesas, promovendo parcerias e negócios num mercado em franca expansão.

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BdP adquire nova sede por 191,99 M€

A concretização da transacção está prevista para o final de 2027, mas o contrato-promessa de compra e venda foi assinado esta sexta-feira pela Fidelidade e o Banco de Portugal. A nova sede, em Entrecampos, terá 32 mil m2 e um valor de venda de 191,99M€ 

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A Fidelidade, através da sua subsidiária Fidelidade – Property Europe, assinou hoje, 2 de Maio, com o Banco de Portugal o contrato-promessa de compra e venda de um dos edifícios nos terrenos da antiga Feira Popular em Entrecampos.

Esta aquisição, permitirá ao Banco de Portugal concentrar todos os seus serviços de escritórios, hoje dispersos por quatro localizações em Lisboa. O imóvel tem uma área bruta de construção de cerca de 32 mil metros quadrados e representará um investimento de 191,99 milhões de euros, que segundo a o BdP “corresponde ao limite inferior das avaliações independentes realizadas” e, assim, “protegendo da melhor forma o interesse público”. A concretização final da transacção prevista para o final de 2027. A nova sede “vai ao encontro das necessidades do Banco de Portugal nos planos funcional e institucional e representa o culminar de um processo com mais de quatro décadas de procura de uma localização única na cidade de Lisboa. A concentração de serviços permitirá reduzir os custos operacionais anuais em mais de cinco milhões de euros. A posterior alienação de património imobiliário do Banco de Portugal financiará uma parte substantiva do investimento”, afirma a instituição no seu site.

Para a Fidelidade, o projecto de EntreCampos, localizado nos terrenos da antiga Feira Popular, representa uma visão revitalizadora daquela área central de Lisboa. EntreCampos foi distinguido como “Best New Mega Development” nos MIPIM Awards 2025, um prémio que reconhece a sua abordagem inovadora e sustentável ao desenvolvimento urbano.

Concebido para se fundir com a cidade, EntreCampos promove a integração da comunidade local através de zonas de passagem e espaços públicos inseridos na malha urbana. Com amplas áreas verdes que fomentam a biodiversidade, o projeto valoriza a qualidade de vida e cria uma nova centralidade que articula habitação, trabalho e lazer. Além disso, alia eficiência energética ao uso pioneiro da geotermia e beneficia de uma localização privilegiada, num dos pontos de Lisboa mais bem servidos em termos de mobilidade.

 

 

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