João Barreta lança livro sobre a evolução do comércio em Portugal
Esta “troca de impressões” que atravessa o tempo “é a defesa do Comércio como uma plataforma de entendimento, de tolerância e de diálogo”

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
“Comércio(s)! A que propósito? Conversas (im)prováveis com Fernando Pessoa” é o nome do mais recente livro de João Barreta, que recupera artigos sobre comércio escritos por Fernando Pessoa em 1926, para com eles “não só realizar um autêntico diálogo que cruza décadas como também para pintar um fresco do Comércio em Portugal e da sua evolução, nem sempre linear ou fácil mas cuja análise é fundamental”, explica o autor.
Esta “troca de impressões” que atravessa o tempo “é a defesa do Comércio como uma plataforma de entendimento, de tolerância e de diálogo”, refere o mesmo.
João Barreta colabora com o Construir numa coluna de opinião, é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE , Mestre em Gestão do Território pela Universidade Nova de Lisboa e quadro superior do Ministério da Economia, tendo iniciado o seu percurso profissional na então Direcção-Geral do Comércio e da Concorrência. O autor marcou, também, o seu percurso profissional, com várias passagens pela Administração Local , como dirigente, na Câmara Municipal do Montijo, Câmara Municipal de Setúbal e Câmara Municipal de Lisboa, nesta última, como Director Municipal das Actividades Económicas, tendo assegurado , então, também, entre outras, a Presidência da Direcção da Agência para Promoção da Baixa-Chiado.