Painel de Automação Comum para as perfuradoras Pit Viper e SmartROC
A Epiroc anuncia a disponibilidade do seu Painel de Automação Comum (CAP) para ambos os modelos de perfuradoras de superfície baseados no sistema RCS – Pit Viper e SmartROC DTH MKII. Com o CAP, os operadores podem controlar frotas mistas a partir de uma única estação ergonómica, transformando o centro de controlo remoto num ambiente mais eficiente, económico e seguro

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O CAP proporciona uma transformação completa na ergonomia e funcionalidade do centro de controlo remoto. Com um ecrã táctil de 12” e uma configuração de joystick adaptável, os operadores podem alternar facilmente entre diferentes tipos de máquinas, tornando-o numa solução ideal para operações com frotas mistas e para formação cruzada de operadores.
“O CAP exemplifica a nossa visão de uma sala de controlo interoperável, permitindo que as perfuradoras Pit Viper e SmartROC, sejam controladas através de uma única plataforma. Os nossos clientes necessitam de soluções que cresçam com eles e se adaptem às suas necessidades — o CAP responde a este desafio ao conectar, de forma simples e eficiente, frotas mistas de maior dimensão,” afirma Christopher Blignaut, Automation Manager da divisão Surface da Epiroc.
Na explicação de Mahmood Hassan, product engineer Automation, “o CAP simplifica as operações dos nossos clientes com o seu interface intuitivo e controlos inspirados em jogos, reduzindo o tempo de formação e ajudando os operadores a adaptarem-se rapidamente para aumentar a eficiência e a produtividade”.
Melhoria da disposição da sala de controlo, permitindo maior eficiência dos operadores e menor variabilidade, redução dos custos de manutenção, formação e peças sobresselentes, ao utilizar um único painel para frotas mistas e um novo sistema de segurança, que permite conectar mais máquinas a uma única sala de controlo, melhorando a percepção situacional e optimizando a operação da frota, são alguns benefícios proporcionados pelo CAP.
Adicionalmente, o Painel de Automação Comum contribui para a redução do custo total de propriedade e promove uma operação consistente e previsível, apoiando os esforços de descarbonização e melhorando a saúde e o bem- estar dos operadores.
Com a crescente exigência de padrões ambientais, sociais e de governança (ESG), bem como a necessidade de soluções digitais avançadas na indústria mineira, o CAP responde directamente a estes desafios. “O CAP permite que os operadores controlem as perfuradoras a partir de qualquer parte do mundo, proporcionando flexibilidade, segurança e melhores condições de trabalho, ao mesmo tempo que permite que minas e pedreiras adoptem gradualmente a automação à medida que a sua infraestrutura e procedimentos evoluem,” acrescenta Chris Blignaut.
O Painel de Automação Comum já está disponível para as parfuradoras Pit Viper e SmartROC.