Parque Urbano Várzea
Setúbal avança com novos projectos num valor superior a 3 M€
Entre os projectos incluem-se a reabilitação da casa onde viveu a cantora lírica Luísa Todi e a empreitada ‘Refúgio Climático da Várzea’, adjudicada à Mota-Engil Ativ
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara Municipal de Setúbal avança em breve com quatro novos projectos de requalificação do território, aprovados na última reunião pública, onde se inclui a reabilitação da casa na qual nasceu a cantora lírica Luísa Todi, num investimento global superior a três milhões de euros.
A reabilitação da Casa Luísa Todi é uma das operações que avança para contratação pública de empreitada, a qual tem definida um preço-base de 500 mil euros, mais IVA, e fixa um prazo máximo de execução de 280 dias. O imóvel localizado nos números 49 e 51 da Rua da Brasileira, no Bairro do Troino, vai ser alvo de uma intervenção arquitectónica e estrutural que permita a criação de um polo cultural.
Igualmente com procedimento de contratação pública aprovado está a empreitada de reabilitação do Campo Júlio Tavares-Praiense, com o preço-base de 899 mil e 987,70 euros, mais IVA, e um prazo de execução de 150 dias. A intervenção visa a recuperação e reabilitação do campo de jogos do equipamento desportivo, assim como de instalações de apoio, nomeadamente balneários, a par da execução de um conjunto de intervenções em zonas exteriores.
A Câmara deliberou também sobre a adjudicação da uma empreitada de reabilitação urbana na Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas, junto ao Parque Urbano da Várzea, num investimento de perto de 800 mil euros.
A obra foi entregue à empresa Constradas, por um montante de 749 mil e 901,23 euros, a que acresce o valor do IVA à taxa legal em vigor, sendo o prazo de execução da obra de 150 dias. A operação urbanística contempla a reabilitação de infraestruturas e pavimentos no arruamento, adjacente à Escola Básica Barbosa du Bocage, e a criação de uma ciclovia junto do Parque Urbano da Várzea, com ligação à Avenida de Moçambique, entre outras acções associadas.
As condições de usufruto e sustentabilidade ambiental do Parque Urbano da Várzea vão também ser reforçada num investimento superior a 700 mil euros, depois de o município ter adjudicado à Mota-Engil Ativ a empreitada “Refúgio Climático da Várzea”.
Orçada em 675 mil e 963,14 euros, a que acresce o valor do IVA, a operação, cuja candidatura será ainda submetida ao programa Lisboa 2030 – Adaptação à Alterações Climáticas – ITI AML, inclui a construção de um sistema de rega automatizado para desenvolvimento de um coberto vegetal, sementeira de prados, prados floridos e relvados, e plantação de arbustos, em que se privilegia as espécies autóctones, assim como a colocação de mobiliário urbano.