Consórcio da Aquapor e da GS Inima assegura construção da dessalinizadora do Algarve
Com uma capacidade de produção de 16 milhões de m3 de água potável na primeira fase, a infraestrutura está a ser projetada para atingir 24 milhões de m3 por ano. Investimento ronda 107 milhões de euros
CONSTRUIR
Município de Albergaria investe perto de 2 M€ em novas habitações
Remax Collection comercializa empreendimento Vision Areeiro
Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80
Crescimento em França eleva facturação da IW Enterprise Portugal
Ceetrus vende 50% da participação do Alegro Sintra por 180 M€
Grupo Arliz: Imobiliário, construção e hotelaria geram crescimento em 2024
Arquitectos catalães assinam construção efémera com carbono negativo
Ricardo Roquette assume liderança de Empreendimentos Residenciais da JLL
Exponor lança inPROJECTA em Fevereiro
Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar
Foi assinado esta terça-feira o contrato entre a Águas do Algarve e o consórcio constituído pela Aquapor, GS Inima e Luságua para a conceção, construção e exploração da dessalinizadora do Algarve, em Albufeira, no valor de 107 milhões de euros. A cerimónia de assinatura contou com as presenças do primeiro-ministro, Luís Montenegro.
O projecto, cuja conclusão está prevista para o final de 2026, utilizará tecnologias inovadoras com o objetivo de reduzir o consumo energético da infraestrutura, tornando-a ambientalmente mais sustentável. Neste sentido, será privilegiada a utilização de fontes de energia renováveis, através da instalação de uma central de autoconsumo equipada com painéis fotovoltaicos que ocupará cerca de 4,5 hectares. Com estas medidas, o consórcio pretende reduzir os custos operacionais e minimizar os impactes ambientais, em linha com os objetivos globais de combate às alterações climáticas.
Com uma capacidade de produção de 16 milhões de m3 de água potável na primeira fase, a infraestrutura está a ser projetada para atingir 24 milhões de m3 por ano. Este projeto, que utiliza um sistema de osmose inversa, a técnica de dessalinização mais sustentável, avançada e generalizada, garantirá o abastecimento de água potável a milhares de habitantes e o seu impacto positivo far-se-á sentir nas atividades agrícolas, na indústria e no turismo – sectores-chave para a economia local que dependem diretamente de um abastecimento de água estável.
“Com mais de seis décadas de experiência internacional comprovada no campo da dessalinização, estamos muito orgulhosos por estar envolvidos neste projeto e totalmente empenhados em fornecer soluções de água sustentáveis e eficazes, garantindo o abastecimento seguro e fiável de água potável a quase cem mil pessoas”, afirma Marta Verde, CEO da GS Inima.
“Este projeto será um exemplo de como a inovação tecnológica e a responsabilidade ambiental podem andar de mãos dadas, promovendo o crescimento sustentável e garantindo recursos essenciais para as gerações futuras”, afirma António Cunha, CEO do Grupo Aquapor.
A aposta na implementação destas soluções tecnológicas inovadoras e ambientalmente sustentáveis reflete o compromisso do consórcio com a transição ecológica e a eficiência hídrica.