Jovens dos EUA, França e Espanha são os que mais escolhem Portugal para viver
A conclusão resulta de uma análise realizada a mais 404.606 utilizadores nos primeiros semestres de 2023 e 2024, pela plataforma de arrendamento HousingAnywhere
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Estudantes internacionais e jovens profissionais, principalmente oriundos dos EUA, França e Espanha, são os que mais procuram alojamento em Portugal. A conclusão resulta de uma análise realizada a mais 404.606 utilizadores nos primeiros semestres de 2023 e 2024, pela plataforma de arrendamento HousingAnywhere.
A análise revela que 13,5% dos jovens que pretendem vir para Portugal são oriundos dos Estados Unidos da América. Segue-se a França, com 11%, e o top 3 é fechado pela Espanha, com 9,2%. A maioria dos países do top 10 está localizada na Europa, mas países como o Brasil, com 7,7% e a Índia, com 3,5%, também fazem parte da lista.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Polónia registou um dos aumentos mais substanciais (39,5%), conquistando uma posição no top 10, atingindo 3,4% dos jovens internacionais. A Ucrânia e a Rússia também registaram aumentos substanciais, ocupando este ano a décima terceira e a décima sétima posição. No entanto, o número de cidadãos localizados nestes países que pretendem mudar-se para Portugal é de apenas 2,1% e 1,1% do número total, respectivamente.
Por outro lado, o Brasil seguiu a tendência contrária (-32,3%), ao cair da 2ª para a 6ª posição.
Para facilitar a compreensão do relatório, foram considerados apenas os utilizadores dos 30 países com maior número de pesquisas de alojamento em Portugal. Esta análise baseia-se no endereço IP de cada utilizador anónimo.
Os utilizadores da HousingAnywhere são geralmente estudantes ou jovens profissionais, entre os 18 e os 35 anos, que se mudam para outra cidade para estudar ou desenvolver a sua carreira.
A HousingAnywhere, a maior plataforma de arrendamento de médio a longo prazo da Europa. Com a Kamernet e a Studapart sob a sua alçada, representa três marcas em rápido crescimento com mais de 30 milhões de visitantes únicos anuais combinados, mais de 160 mil imóveis disponíveis para arrendamento e mais de 100 mil inquilinos a garantir as suas novas casas, com base no desempenho de 2023.