Jovens dos EUA, França e Espanha são os que mais escolhem Portugal para viver
A conclusão resulta de uma análise realizada a mais 404.606 utilizadores nos primeiros semestres de 2023 e 2024, pela plataforma de arrendamento HousingAnywhere

CONSTRUIR
‘Parque Cidades do Tejo’ une duas margens e prevê construção de 25 mil casas
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Estudantes internacionais e jovens profissionais, principalmente oriundos dos EUA, França e Espanha, são os que mais procuram alojamento em Portugal. A conclusão resulta de uma análise realizada a mais 404.606 utilizadores nos primeiros semestres de 2023 e 2024, pela plataforma de arrendamento HousingAnywhere.
A análise revela que 13,5% dos jovens que pretendem vir para Portugal são oriundos dos Estados Unidos da América. Segue-se a França, com 11%, e o top 3 é fechado pela Espanha, com 9,2%. A maioria dos países do top 10 está localizada na Europa, mas países como o Brasil, com 7,7% e a Índia, com 3,5%, também fazem parte da lista.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, a Polónia registou um dos aumentos mais substanciais (39,5%), conquistando uma posição no top 10, atingindo 3,4% dos jovens internacionais. A Ucrânia e a Rússia também registaram aumentos substanciais, ocupando este ano a décima terceira e a décima sétima posição. No entanto, o número de cidadãos localizados nestes países que pretendem mudar-se para Portugal é de apenas 2,1% e 1,1% do número total, respectivamente.
Por outro lado, o Brasil seguiu a tendência contrária (-32,3%), ao cair da 2ª para a 6ª posição.
Para facilitar a compreensão do relatório, foram considerados apenas os utilizadores dos 30 países com maior número de pesquisas de alojamento em Portugal. Esta análise baseia-se no endereço IP de cada utilizador anónimo.
Os utilizadores da HousingAnywhere são geralmente estudantes ou jovens profissionais, entre os 18 e os 35 anos, que se mudam para outra cidade para estudar ou desenvolver a sua carreira.
A HousingAnywhere, a maior plataforma de arrendamento de médio a longo prazo da Europa. Com a Kamernet e a Studapart sob a sua alçada, representa três marcas em rápido crescimento com mais de 30 milhões de visitantes únicos anuais combinados, mais de 160 mil imóveis disponíveis para arrendamento e mais de 100 mil inquilinos a garantir as suas novas casas, com base no desempenho de 2023.