ALER e GreenVenture discutem financiamento da UE para energia renovável em África
Com o tema “A Energizar África: Como o Financiamento da UE está a Mudar o Panorama Renovável?”, o webinar visa esclarecer os novos mecanismos e programas de financiamento da União Europeia para projectos de energia renovável em África

CONSTRUIR
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
APAL lança “Parceiros”
Contratos de empreitada apresentam crescimento “expressivo” até Fevereiro
Transfor celebra 25 anos e reforça posição no sector
Cushman & Wakefield reforça equipa de Retalho
A Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) em parceria com a GreenVenture, especialista no desenvolvimento de projectos de energia renovável, realizam esta terça-feira, dia 4 de Junho, o webinar “A Energizar África: Como o Financiamento da UE está a Mudar o Panorama Renovável?”.
Este evento online visa esclarecer os novos mecanismos e programas de financiamento da União Europeia para projectos de energia renovável em África, destacando o papel da Europa como um jogador estratégico no sector, e promovendo o investimento tanto em território nacional quanto africano.
Através da iniciativa Global Gateway, a União Europeia almeja apoiar mais investimentos em infraestruturas de qualidade que respeitem os padrões sociais e ambientais em países em desenvolvimento. Actualmente, África é o continente com maior carência energética, onde mais de 640 milhões de pessoas não têm acesso à energia, fazendo com que o aumento da produção de eletricidade e a eficiência energética sejam urgentemente necessários.
Neste sentido, o webinar reunirá instituições financeiras de desenvolvimento da UE e o tecido empresarial, para discutir o papel do financiamento da UE no apoio a mais projectos de energia limpa. O programa abordará, ainda, a nova estratégia da UE para acelerar a transição energética em África e os riscos a serem mitigados para atrair investidores privados para o mercado.