Protocolo PRO_MOV e APCC reforça requalificação profissional
O PRO_MOV e a Associação Portuguesa de Centros Comerciais, APCC, uniram esforços para impulsionar os empregos de futuro, através de um protocolo que visa dinamizar o programa de requalificação profissional junto dos mais de 140 associados. O programa PRO_MOV é já apontado como um exemplo internacional por conseguir juntar Estado e tecido empresarial no âmbito da requalificação
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A conferência ‘Liderar na Era da Disrupção’, realizada esta quarta-feira no Porto, acolheu a assinatura do protocolo entre a APCC, representada pela presidente da associação Cristina Moreira dos Santos e por Telmo Ferreira, membro da direcção, e o PRO_MOV, representado por Domingos Lopes, presidente do IEFP e líder do Steering do programa.
A entrada da APCC marca o primeiro alargamento do PRO_MOV, após a assinatura do memorando de entendimento no final do ano passado, que formalizou a parceria entre IEFP, Sonae, SAP, Nestlé, Associação Business Roundtable Portugal, BRP, Confederação Empresarial de Portugal, CIP, e dezenas de empresas parceiras, com o propósito de melhorar as competências dos portugueses. A APCC conta com mais de 140 associados, incluindo 90 conjuntos comerciais, que integram 7959 lojas, geram 280 847 postos de trabalho e contam com 475 milhões de visitas por ano.
“A assinatura deste protocolo permite à APCC promover a dinamização da requalificação profissional e a reintegração no mercado de trabalho de profissionais qualificados e preparados para os desafios actuais e futuros. Enquanto associação representativa de um sector que está na vanguarda do que melhor se faz na Europa e no Mundo, é nosso objectivo promover a prática de políticas sociais responsáveis. A requalificação de recursos humanos e o seu regresso ao mercado de trabalho permite-nos usufruir de uma nova pool de emprego que se revela fundamental para fazer face ao dinamismo e requisitos do sector. Esta parceria ajuda-nos a cumprir esses objectivos”, afirma Cristina Moreira dos Santos, presidente da APCC.
“Esta adesão constitui mais um reforço do programa que é já uma referência e uma reconhecida boa prática no domínio das políticas públicas de emprego e formação profissional”, sublinha, por sua vez, Domingos Lopes, presidente do IEFP .
O PRO_MOV é a primeira iniciativa em Portugal do programa R4E, Reskilling 4 Employment, criada pelo European Roundtable for Industry, um fórum de alto nível que junta cerca de 60 CEO e presidentes de empresas entre as quais Sonae, Nestlé e SAP. O programa concentra-se em sete sectores de actividade/laboratórios: Laboratório de Indústria (liderado pela Nestlé), Laboratório de Agricultura (liderado pela Sogrape), Laboratório Digital (liderado pela SAP), Laboratório Green Jobs (liderado pela EDP), Laboratório de Vendas (liderado pela Intelcia e Galp), Laboratório de Healthcare (liderado pela CUF e Hovione) e Laboratório de Business Intelligence (liderado pela Worten). Cada laboratório desenha as formações em colaboração com um conjunto alargado de empresas parceiras, em profissões tão diversas como software developer, electricista de instalações sustentáveis, network & cybersecurity administrator, auxiliar de acção médica, técnico analista ou operador agrícola especializado.
Para pessoas em idade activa, desempregadas, com profissões em risco ou que simplesmente pretendem mudar o seu rumo profissional, o PRO_MOV é uma oportunidade de regressar ao mercado de trabalho, com perspectivas de um emprego estável por serem profissões necessárias, identificadas pelas empresas e em alta procura no mercado de trabalho.
O programa PRO_MOV é já apontado como um exemplo internacional por conseguir juntar Estado e tecido empresarial no âmbito da requalificação. A missão de ambos passa por garantir aos candidatos as competências para os empregos de futuro, resilientes a um mercado de trabalho em constante alteração devido às transições digital e ambiental.