Sonae Arauco reitera compromisso com fileira florestal
Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento famílias de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, de forma contribuir para uma maior disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A Sonae Arauco organizou esta quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, no Hotel Vila Galé Coimbra, que reuniu cerca de 70 profissionais entre produtores florestais, prestadores de serviços, grupos de certificação e fornecedores de madeira. O objectivo foi “reflectir sobre a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo e sobre o modelo de relacionamento com os seus parceiros”.
Enquanto empresa que trabalha com soluções derivadas de madeira, tem vindo a dinamizar uma estratégia que visa aumentar a rentabilidade da floresta e promover a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo. Para tal, tem trabalhado de forma directa e através de parcerias em áreas diversas, como a geração e transferência de conhecimento e a gestão florestal.
“A fileira do pinho é a fileira florestal que cria mais valor para o País e abrange uma enorme diversidade de mercados, produtos e agentes, que juntos formam uma cadeia de valor extensa e com elevadas relações de interdependência, através de transacções comerciais de produtos e subprodutos, num claro exemplo de economia circular”, explicou Nuno Calado, Responsável de Sustentabilidade Sonae Arauco.
A equipa de gestão florestal da Sonae Arauco tem levado a cabo diversas iniciativas inovadoras para as florestas, no sentido de assegurar a sustentabilidade deste activo. Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento de várias famílias de programas de melhoramento genético de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, em diferentes tipos de solo e de localização, e que tem demonstrado excelentes resultados em Portugal, podendo, assim, contribuir para alinhar a disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira.