Sonae Arauco reitera compromisso com fileira florestal
Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento famílias de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, de forma contribuir para uma maior disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Sonae Arauco organizou esta quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, no Hotel Vila Galé Coimbra, que reuniu cerca de 70 profissionais entre produtores florestais, prestadores de serviços, grupos de certificação e fornecedores de madeira. O objectivo foi “reflectir sobre a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo e sobre o modelo de relacionamento com os seus parceiros”.
Enquanto empresa que trabalha com soluções derivadas de madeira, tem vindo a dinamizar uma estratégia que visa aumentar a rentabilidade da floresta e promover a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo. Para tal, tem trabalhado de forma directa e através de parcerias em áreas diversas, como a geração e transferência de conhecimento e a gestão florestal.
“A fileira do pinho é a fileira florestal que cria mais valor para o País e abrange uma enorme diversidade de mercados, produtos e agentes, que juntos formam uma cadeia de valor extensa e com elevadas relações de interdependência, através de transacções comerciais de produtos e subprodutos, num claro exemplo de economia circular”, explicou Nuno Calado, Responsável de Sustentabilidade Sonae Arauco.
A equipa de gestão florestal da Sonae Arauco tem levado a cabo diversas iniciativas inovadoras para as florestas, no sentido de assegurar a sustentabilidade deste activo. Um dos projectos de I&D florestal está a testar a sobrevivência e o crescimento de várias famílias de programas de melhoramento genético de pinheiro-radiata e pinheiro-bravo, em diferentes tipos de solo e de localização, e que tem demonstrado excelentes resultados em Portugal, podendo, assim, contribuir para alinhar a disponibilidade de matéria-prima com a previsão de uma procura cada vez maior do mercado por soluções sustentáveis, como a madeira.