Produção na construção abranda para 5,2%
O abrandamento reflectiu-se na construção nova, que se ficou nos 4,0% e nas obras de engenharia que passaram de 7,2 % em Outubro para 6,9% em Novembro

CONSTRUIR
Prospectiva e Hydroplante realizam estudos de viabilidade em Madagáscar
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
Manusa, portas de vidro automáticas: guia completo para encontrar a solução ideal para o seu projeto
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
O Índice de Produção na Construção fixou em Novembro nos 5,2%, registando um aumento face ao período homólogo, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Por outro lado, e face ao mês anterior, o deu-se um recuo de 0,3 pontos percentuais (p.p.), que abrangeu tanto o segmento de Construção de Edifícios, como o de Engenharia Civil.
Sobre a construção nova, registou-se um abrandamento de 0,4 pp, fixando-se nos 4,0%. Quanto às obras de engenharia registou-se, também, um abrandamento no seu crescimento passando de 7,2 % em Outubro para 6,9% em Novembro.
Em outubro, o índice de emprego abrandou 0,2 p.p., para 4,2%, enquanto a variação homóloga do índice de remunerações se situou em 12,0% (11,9% em outubro).
No que diz respeito ao emprego no sector da construção, a variação mensal foi de 0,3%, quando em Novembro de 2022 esta foi de 0,5%. Já as variações relativas às remunerações situou-se em 20,2% (20,0% no mesmo mês de 2022).
O Índice de Produção na Construção tem como objectivo mostrar, com periodicidade regular, “a evolução do volume da produção no curto prazo”. Este índice fornece uma medida da tendência do valor acrescentado em volume ao longo de um dado período de referência. Para o efeito, é realizado um inquérito mensal, por formulário electrónico, junto de unidades estatísticas seleccionadas a partir das empresas sediadas no território nacional, dedicando-se principalmente à construção.