Conferência sobre ‘Inovação e Sustentabilidade’ recebe atelier internacional BIG
A iniciativa é da Espaço de Arquitectura, que irá realizar duas conferências. Uma primeira, a 18 de Outubro, em Lisboa, e outra, a 19 de Outubro, no Porto e que irá contar com o arquitecto João Albuquerque, director de Design do escritório de Barcelona

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Espaço de Arquitectura encontra-se a preparar duas conferências sobre a temática da ‘Inovação e da Sustentabilidade’, e nas quais irá contar com o contributo e experiência do escritório de arquitectura internacional BIG | Bjarke Ingels Group. Para esse efeito, o arquitecto João Albuquerque, director de Design do escritório de Barcelona e, desde 2021, nomeado Sócio, apresentará os projectos que tem liderado recentemente com foco nos pilares de Sustentabilidade, Inovação e Bem-Estar.
As iniciativas, de carácter presencial, acontecem a 18 de Outubro, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade de Lisboa, e a 19 de Outubro, no Auditório do Olival, em Vila Nova de Gaia.
Fundado por Bjarke Ingels, em 2005, o escritório cresceu ao longo dos últimos anos de forma orgânica e a sua mais recente transformação é o BIG LEAP | Bjarke Ingels Group of Landscape, Engineering, Architecture, Planning and Products que conta hoje com mais de 700 pessoas distribuídas por Barcelona, Copenhaga, Londres, Los Angeles, Nova Iorque e Shenzen. A sua organização e método de trabalho passa pela “criação de grupos de trabalho dinâmicos que pesquisam, estudam e testam soluções em diferentes áreas e escalas”, resultando numa “infinidade de perspectivas”. “Com este suporte nas equipas multidisciplinares o processo criativo evolui rapidamente, incentivando a aplicação de novos conhecimentos, o que origina soluções inovadoras”, indica o atelier.
A atitude estratégica da arquitectura enquanto indutora de um processo de transformação social e ambiental, de forma a melhorar a qualidade de vida nas cidades, é fundamental e causadora de reflexão. “As respostas às alterações climáticas exigem de todos uma actuação integrada, multidisciplinar, colaborativa, onde a educação, a formação e a sensibilização para esta transição intergeracional ocupam um lugar primordial”.
Esta iniciativa conta com o apoio das marcas Castro Group, Margres, Leca e OLI.