PRR: Reabilitação de património cultural com obra feita até 2025
São 283 M€ o investimento previsto no âmbito do PRR para a área da Cultura, nomeadamente, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no Convento de Cristo, em Tomar e no Museu Nacional da Música do Palácio Nacional de Mafra
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento global de 283 milhões de euros na área da Cultura, nomeadamente na requalificação e valorização do património, a aplicar até ao final de 2025.
O Património Cultural é um dos grandes eixos de implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) neste sector. Entre outras medidas, vai permitir a requalificação de 46 museus, monumentos e palácios nacionais, num valor global de 105 milhões de euros, assim como a requalificação de três teatros nacionais, orçada em 43 milhões de euros.
Monumento nacional, classificado como património mundial pela UNESCO, o Convento de Cristo vai beneficiar de um investimento total de mais de 4,4 milhões de euros, a executar até ao final de 2025, que prevê intervenções de reabilitação do Paço Henriquino e da Alcáçova/Castelo, a requalificação do Jardim, e a conservação e restauro do Claustro D. João III e do Claustro de Santa Bárbara.
Estão em curso as obras para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra, um investimento de 5,5 milhões de euros, igualmente financiado pelo PRR, que permitirá a requalificação de uma área de 7500 m2 na ala norte do edifício.
No Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, já decorrem as obras de restauro e renovação de vários espaços interiores e que vão passar, ao longo dos próximos 16 meses, pela limpeza e nova iluminação nas fachadas. Um investimento de mais de 8,5 milhões de euros, no âmbito do PRR.