PRR: Reabilitação de património cultural com obra feita até 2025
São 283 M€ o investimento previsto no âmbito do PRR para a área da Cultura, nomeadamente, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no Convento de Cristo, em Tomar e no Museu Nacional da Música do Palácio Nacional de Mafra

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento global de 283 milhões de euros na área da Cultura, nomeadamente na requalificação e valorização do património, a aplicar até ao final de 2025.
O Património Cultural é um dos grandes eixos de implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) neste sector. Entre outras medidas, vai permitir a requalificação de 46 museus, monumentos e palácios nacionais, num valor global de 105 milhões de euros, assim como a requalificação de três teatros nacionais, orçada em 43 milhões de euros.
Monumento nacional, classificado como património mundial pela UNESCO, o Convento de Cristo vai beneficiar de um investimento total de mais de 4,4 milhões de euros, a executar até ao final de 2025, que prevê intervenções de reabilitação do Paço Henriquino e da Alcáçova/Castelo, a requalificação do Jardim, e a conservação e restauro do Claustro D. João III e do Claustro de Santa Bárbara.
Estão em curso as obras para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra, um investimento de 5,5 milhões de euros, igualmente financiado pelo PRR, que permitirá a requalificação de uma área de 7500 m2 na ala norte do edifício.
No Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, já decorrem as obras de restauro e renovação de vários espaços interiores e que vão passar, ao longo dos próximos 16 meses, pela limpeza e nova iluminação nas fachadas. Um investimento de mais de 8,5 milhões de euros, no âmbito do PRR.