“BlockHouses” são a primeira aposta da Carmo Wood na construção CLT em larga escala
A portuguesa Carmo Wood entra no mercado de construção para habitação em CLT com o lançamento de uma nova gama de produtos: as BlockHouses Carmo Wood. 100% produzida em Portugal
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Disponíveis nas tipologias T0, T1, T2 e Stand, as novas BlockHouses Carmo Wood são construídas em CLT (Cross-Laminated Timber). “100% produzidas em Portugal, esta nova gama de produtos prima ainda pela rapidez de construção, pelo custo acessível, pela facilidade de licenciamento, pelo design nórdico e pela sustentabilidade, características que fazem desta uma opção duradoura e fiável para uma nova casa de férias, anexos, projectos para turismo ou até para empresas”, inúmera a empresa.
O CLT é conhecido como o “novo betão sustentável”, composto por painéis de madeira maciça colados e prensados em camadas cruzadas, proporciona uma resistência óptima e uma flexibilidade estrutural surpreendente. Para além da sua resistência, este material sustentável permite ainda um excelente isolamento térmico, que garante o conforto durante todas as estações do ano, e isolamento acústico.
“A madeira é indiscutivelmente o material de construção do século XXI. A crise na construção e na habitação verificadas nos últimos anos criaram oportunidades de mercado muito interessantes”, refere João Figueiredo, administrador e COO da Carmo Wood. “Na Carmo Wood temos a inovação e a qualidade no centro de tudo o que fazemos pelo que no último ano temos estado a desenvolver esta nova área de negócio que vem suprimir uma lacuna no mercado. Apresentar uma solução duradoura, resistente, sustentável e que pudesse ser entregue de forma rápida foi a nossa grande preocupação”, acrescenta o responsável.
Cada unidade é produzida (em fábrica) em cerca de um mês, e o prazo máximo de entrega ao cliente final é de dois meses, garantindo assim um serviço chave-na-mão. “Esta solução é assim ideal para turismo ou segunda habitação, mas também para empresas que procuram dar habitação aos seus funcionários em zonas com problemas de oferta ou para aqueles com muita mobilidade de trabalho que não sabem onde vão viver. Graças às BlockHouses, qualquer pessoa poderá, assim, desfrutar da sua nova habitação ou espaço comercial num curto espaço de tempo, sem comprometer a qualidade e o conforto”, explica João Figueiredo.
Com um design minimalista, inspirado no estilo nórdico e feitas com madeira de elevada qualidade proveniente de florestas sustentáveis, as novas BlockHouses são entregues ao cliente prontas a habitar incluindo todas as instalações sanitárias, instalação de sistema de redes (electricidade, águas, esgotos, entre outras) e acabamentos. A pensar nas diversas necessidades dos clientes, a Carmo Wood oferece ainda um leque de equipamentos extra opcionais, que permitem personalizar cada casa ao seu gosto, bem como a possibilidade de incluir projecto de licenciamento, topografia ou fundações.
Devido ao seu baixo peso e técnica de construção, as BlockHouses podem até ser movidas de lugar já que são facilmente transportadas num único camião e instaladas em qualquer local desejado pelo cliente.
O acompanhamento ao cliente é feito durante todo o processo. As soluções de habitação Carmo Wood compreendem o fornecimento das casas, a sua montagem no terreno e todas as etapas prévias de execução dos projectos de arquitectura e, quando solicitado, a execução das infraestruturas no terreno para água, saneamento, electricidade e comunicações. Para além disso, compreende igualmente os processos de instrução e informação sobre os procedimentos necessários para a legalização final da casa e é disponibilizado todo o apoio e informação necessários para a certificação das várias especialidades: eléctricas, comunicações, energéticas, acústicas ou para obtenção da licença de habitação da casa. As casas são pré-montadas com os mais elevados índices de qualidade de fabrico, e controle apertado de todos os processos inerentes à construção e montagem no terreno.