CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A área Comercial e Industrial da Bosch Termotecnologia, divisão que pertence ao Grupo Bosch, acaba de lançar a sua própria versão personalizada das ferramentas dos sistemas Open BIM do CYPE. O Open BIM Bosch é uma ferramenta gratuita de desenho de sistemas de ar condicionado para a gama VRF (Caudal Variável de Refrigerante) que está integrada no fluxo de trabalho Open BIM proposto pelo CYPE, através da plataforma BIMserver.center.
Para dar a conhecer este novo sistema Open BIM realizou-se esta terça-feira, dia 3 de Novembro, um webinar onde foram discutidas as vantagens e as funcionalidades da ferramenta.
Através desta tecnologia, a Bosch permite a implementação de um fluxo de trabalho colaborativo, multidisciplinar e multiutilizador, possibilitando o desenvolvimento de projectos de forma aberta, coordenada e simultânea. Neste fluxo de trabalho, o projecto é desenvolvido interactivamente, através da resolução progressiva dos seus diferentes aspetos ou componentes.
A forma de trabalho que o CYPE propõe é diferente dos fluxos de trabalho propostos por outras ferramentas BIM disponíveis no mercado. A sua principal vantagem está relacionada com o facto de ter por base formatos de troca padrão abertos e públicos (IFC), de forma a que o conteúdo do projeto BIM não precise de estar vinculado a nenhuma aplicação ou programa específico.
Para começar a trabalhar com o programa Open BIM Bosch, o utilizador pode iniciar a partir de um projecto Open BIM existente na plataforma ou gerar um novo projecto. No caso de já se encontrar ligado a um projecto existente que inclua uma maquete arquitectónica do edifício, o Open BIM Bosch irá importar a geometria, que servirá de referência para a distribuição de equipamentos. Caso o projecto Open BIM inclua informações referente a cargas térmicas de refrigeração e aquecimento do edifício, o utilizador poderá importá-lo para calcular o sistema de climatização considerando essas cargas.
Nas situações em que o utilizador não possui a geometria 3D do edifício nem as respectivas cargas térmicas, o Open BIM BOSCH permite trabalhar de forma autónoma com planos 2D e com a introdução manual dos valores de cálculo, obtendo os mesmos resultados de forma simples.
A importação automática de arquitectura e cargas térmicas, permite que o Open BIM Bosch se torne uma ferramenta capaz de economizar tempo na introdução de dados em cada uma das fases do projecto, assim como reduzir a probabilidade de erros, no caso de modificações posteriores da geometria.
Pode realizar o download do programa Open BIM BOSCH na Store da BIMserver.center através do seguinte link: https://bimserver.center/pt/store/286/open_bim_bosch