AICEP e CCIP lançam ‘Real Estate Investors Roadmap’ 2020
O guia de investimento contou, ainda, com a colaboração da APPII, da consultora JLL e da sociedade de advogados Morais Leitão (ML)
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Numa parceria entre AICEP Portugal Global, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), a JLL, consultora de serviços imobiliários, e a Morais Leitão (ML), sociedade de advogados, é agora apresentado o guia Real Estate Investors Roadmap.
O guia é relançado como guia de referência AICEP Portugal Global para o investimento imobiliário estrangeiro em Portugal, com o contributo da CCIP, facto que muito orgulha a APPII, a JLL e a ML enquanto parceiros fundadores deste projecto, traduzindo por si só o reconhecimento do interesse público do projecto e a sua importância nos tempos que vivemos.
Num momento de particular incerteza, os parceiros deste guia respondem com uma certeza: o mercado imobiliário terá sempre um papel extremamente relevante na recuperação e crescimento da economia, e apresentam a sua disponibilidade para apoiar o regresso do investimento à economia nacional, com um guia conjunto que marca o sector imobiliário.
Nesta segunda edição, o guia Real Estate Investors Roadmap surge como ferramenta essencial de relançamento da economia nacional e, em especial, como dínamo de atracção de investimento imobiliário estrangeiro em Portugal, actualizando a informação necessária sobretudo para investidores estrangeiros em Portugal e apresentando de forma clara os diferentes passos a considerar pelo investidor e o enquadramento legal aplicável, sem esquecer os constrangimentos provocados pela pandemia Covid-19. Através de um documento único de fácil leitura, é agregada informação prática e sistematizada sobre os vários aspectos do investimento imobiliário, constituindo um verdadeiro mapa para a decisão estratégica do investidor internacional.
“Portugal tem estado no radar dos investidores nos últimos anos e o imobiliário tem sido um factor relevante para fortalecer a imagem de Portugal como destino favorável ao investimento. A visibilidade internacional do imobiliário ajuda a potenciar a atracção de outras actividades económicas, tanto a nível industrial como nos serviços. Por isso, o guia Real Estate Investors Roadmap será uma boa ferramenta para complementar e fomentar o trabalho diário de angariação de investimento desenvolvido pela AICEP”, afirma o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
Bruno Bobone, presidente da CCIP, afirma que “a estabilidade política, económica, social, os factores sociodemográficos, a situação geográfica e os preços acessíveis continuam a fazer de Portugal um destino único de investimento na Europa. A crise gerada pela pandemia será global e os seus efeitos imprevisíveis. Mas as características inerentes ao nosso país permitirão que este continue a ser um destino de eleição para pessoas ou para empresas que queiram sediar cá os seus negócios”.
Para Hugo Santos Ferreira, executive VP da APPII, “num momento de recuperação económica, em que a captação de investimento assume uma necessidade acrescida e numa altura em que o mercado imobiliário nacional se mostra, mais uma vez, apto para assumir a função de “motor” do regresso ao crescimento do nosso país, com a captação anual de significativos montantes de investimento estrangeiro, a segunda edição do guia Real Estate Investors Roadmap apresenta-se como a ferramenta certa e adequada para todos os que pretendem investir em Portugal, na medida em que agrega toda a informação relevante do país e do mercado imobiliário de uma forma simples, clara e sistematizada”.