Arquitectura em Crtas, MAAT, Lisboa
Como podem os drones ser úteis na arquitectura?
Sessão ocorreu no MAAT, âmbito da 2ª edição do ‘Arquitetura em Curtas’, e contou com o patrocínio da ACO Iberia
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Com mais de 120 espectadores durante as projecções, ‘Arquitetura em Curtas’ fecha a sua segunda edição superando as expectativas. No ciclo, que foi celebrado dentro da programação do terceiro aniversário da inauguração do MAAT, exibiu-se uma amostra de curtas-metragens realizadas com veículos aéreos não tripulados que apresentam, de um ponto de vista completamente novo, a arquitectura e o nosso meio urbano e natural.
Depois das projecções, foi aberto um debate com especialistas nas áreas de fotografia área, aviação civil, pilotagem de drones, segurança e quadro jurídico sobre os pontos de vista que nos oferece a filmagem aérea e as questões técnicas e éticas que giram à volta desta. Sara Nunes, produtora audiovisual da Building Pictures, afirmou que o serviço de vídeo ou fotografia com drones já está integrado numa produção e não é pedido explicitamente como se fosse um serviço adicional. Outra intervenção a destacar foi a do arquitecto Nuno Valentím, que argumentou que graças à visão aérea que os drones oferecem acedeu-se a uma nova dimensão porque se pode conceber uma construção a partir de uma perspectiva que antes não estava disponível ao nível da rua. Além disso, acrescentou que muitos arquitectos utilizam os drones de forma integrante nos seus projectos, já que facilitam o processo de desenvolvimento. Por último, Fábio Camacho, do departamento de veículos aéreos não tripulados da Autoridade Nacional de Aviação Civil Portuguesa (ANAC), frisou que brevemente haverá uma unificação a nível europeu de regulamentos na utilização de drones.
Alguns dos documentários que foram exibidos foram “I am a Drone”, que conta a vida de um veículo aéreo não tripulado e que foi galardoado no New York Drone Film Festival; “Elevation”, um filme que reflecte sobre como se estão a transformar as cidades e a forma de viajar, ou um filme sobre a “Igreja Nossa Senhora de Fátima”, em Felgueiras (Portugal), um projecto do estúdio de arquitectura FCC Arquitectura.
Em conjunto com o MAAT, a empresa ACO Iberia, fabricante de sistemas de drenagem para águas pluviais, promoveu e patrocinou esta segunda edição em Portugal de ‘Arquitetura em Curtas’
Esta iniciativa foi criada pela agência de comunicação B & S, com base numa ideia de Andrea Sassi, e com a coordenação de Dario Furente, com o objectivo de “fomentar o vídeo como novo meio de narrar os processos arquitectónicos”.
‘Arquitetura em curtas’ surge como “resposta à passagem de uma longa época, em que a fotografia foi praticamente a única linguagem para narrar a arquitectura, para uma nova etapa na qual a imagem em movimento ganha cada vez mais protagonismo como meio para enriquecer o discurso em torno desta disciplina”.
Este formato de exibição de curtas-metragens já teve lugar em cidades espanholas como Barcelona, Madrid, Sevilha, Valência e em Lisboa. Mas também fez parte da programação de grandes eventos de arquitectura e cinema, como o Festival Internacional de Arquitectura y Diseño em Logroño, em 2019 (Espanha), durante a Milan Design Week 2017 (Itália) e no Festival Walk & Talk 2019, nos Açores (Portugal).