DosPuntos vende Torre Burgo a investidor norte-americano
Com uma área total de 29.000 m2, o complexo Burgo é da autoria do arquitecto Souto Moura. JLL actuou nesta operação em representação do vendedor
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A JLL, através da sua equipa de Capital Markets, foi a consultora responsável pela venda do complexo Burgo, no Porto, a um investidor institucional norte-americano, naquela que foi uma das maiores operações de investimento em escritórios de sempre na região e que, ao mesmo tempo, reforça o crescente apetite por parte de investidores institucionais por este segmento na cidade. Esta operação representou, também, a entrada do investidor neste segmento. A consultora atuou nesta operação em representação do vendedor, a DosPuntos Asset Management.
Construído em 2007 e estendendo-se por uma área total de 29.000 m², o complexo Burgo saiu do traço de um dos grandes nomes da arquitectura portuguesa, Eduardo Souto Moura. É composto por dois blocos distintos que, juntos, somam uma Área Bruta Locável (ABL) de cerca de 17.000 m² e 260 lugares de estacionamento em pleno Prime CBD da cidade do Porto. Um dos mais icónicos edifícios da avenida da Boavista, a Torre Burgo ergue-se em 18 pisos acima do solo e disponibiliza áreas médias por piso de quase 700 m² de escritórios. Ao lado da Torre, com apenas quatro pisos, encontra-se o Centro Burgo, com escritórios nos pisos superiores e espaços comerciais no piso térreo. Com uma taxa de ocupação superior a 85%, o complexo é uma das mais prestigiadas moradas empresariais na cidade, acolhendo inquilinos como a Ocidental Seguros, Lufthansa, Gestifute, L’Oreal, KPMG, Iberdrola, Accenture, LeasePlan, AON, Michael Page ou a Arrow Electronics, entre outros.
Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, considera a operação “histórica” não só pela sua “dimensão”, mas também por “assinalar a entrada de uma das maiores gestoras de fundos de private equity norte-americanas neste mercado” e que reflecte “o excelente momento imobiliário” que a cidade do Porto vive.
À semelhança de Lisboa, também o mercado de escritórios no Porto “segue em rota acelerada de crescimento, registando níveis de ocupação sem precedentes que estão a impulsionar o lançamento de nova oferta na cidade, marcada pela grande qualidade, e a subida dos valores das rendas”. Além disso é considerado “um alvo muito apetecível para os investidores com presença ibérica que procuram alternativas e yields mais competitivas face a Lisboa”, considera Fernando Ferreira.