“Arquiteturas em Curtas” volta ao MAAT
Com o patrocínio da ACO Ibéria, o ciclo de curtas-metragens mostra a arquitectura vista do céu, filmada a partir de drones
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Arquitetura em Curtas”, ciclo de curtas-metragens sobre novas realidades e tendências da arquitectura contemporânea, regressa ao Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia (MAAT), para apresentar uma nova série de obras audiovisuais que têm em comum o facto de terem sido realizadas com drones.
No dia 5 de Outubro de 2019, coincidindo com o terceiro aniversário da inauguração do Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia (MAAT),, e com o patrocínio da empresa ACO Iberia e do próprio museu, regressa a Lisboa Arquitetura em Curtas. Nesta segunda edição do ciclo, propõe-se uma mostra de curtas-metragens realizadas com veículos aéreos não tripulados (drones) que nos apresentam a arquitectura e as cidades de um ponto de vista completamente novo.
Entre os documentários, estará “I am a Drone”, que conta a vida de um veículo aéreo não tripulado e que foi galardoado no New York Drone Film Festival; “Elevation”, um filme que reflecte sobre como se estão a transformar as cidades e a forma de viajar, ou um filme sobre a “Igreja Nossa Senhora de Fátima”, em Felgueiras (Portugal), um projecto do estúdio de arquitectura FCC Arquitectura.
A fotografia e a filmagem aérea mostram-nos um ponto de vista único da nossa envolvente urbana e natural e, obviamente, da arquitectura. Mas, ao mesmo tempo, colocam uma série de questões técnicas e éticas: deveriam existir pistas de aterragem para veículos não tripulados? Em que medida se pode proteger a privacidade das pessoas com estas novas tecnologias audiovisuais? Como se organiza o espaço aéreo para acolher este tipo de veículos? Tal como nas anteriores edições do ciclo, uma das máximas deste evento é também promover o debate em torno de temas relacionados com a arquitectura e o urbanismo actuais. Por este motivo, depois da projecção das curtas, será aberto um debate com profissionais e técnicos como: João Morgado, fotógrafo especializado em arquitectura aérea; Sara Nunes, produtora audiovisual; Nuno Valentim, arquitecto; José Marques, piloto de Drones; Pedro Pisco Santos, director do departamento jurídico da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC); e, por último, Fábio Camacho, do departamento de veículos aéreos não tripulados também da ANAC.
Em conjunto com o MAAT, a empresa ACO Iberia, fabricante de sistemas de drenagem para águas pluviais e muito envolvida na gestão urbanística para a melhor eficiência e reutilização da água, promove e patrocina esta segunda edição em Portugal de ‘Arquitetura em Curtas’, com o objectivo de se envolver e participar activamente na difusão das novas linguagens que arquitectos e engenheiros desenvolvem a fim de comunicar a sua arquitectura, o desenvolvimento urbano e como evolui a nossa envolvente.
Para conhecer o programa ou inscrever-se no evento, é necessária a inscrição online em www.arquiteturaemcurtas.com