Eficiência energética: Carmo Wood investe na autossuficiência das fábricas de Pegões e Almeirim
Com um investimento de 170 mil euros, a Carmo Wood instalou 690 módulos de painéis fotovoltaicos nas fábricas de Pegões e Almeirim, um investimento que permite a produção de energia solar em quantidade suficiente para tornar autossuficientes estas duas unidades fabris

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A empresa portuguesa Carmo Wood acaba de investir 170 mil euros na instalação de 690 módulos de painéis fotovoltaicos nas fábricas de Pegões e Almeirim, um investimento que permite a produção de energia solar em quantidade suficiente para tornar autossuficientes estas duas unidades fabris.
A partir de Setembro de 2018 as duas unidades de Pegões e Almeirim estão já a produzir a quase totalidade de energia eléctrica que consomem, prevendo-se um retorno do investimento realizado logo ao final de cinco anos, proporcionando 20 anos de poupança que se cifram em 650 mil euros.
Jorge Milne e Carmo, presidente da Carmo Wood, refere que “esta é uma medida que contribui muitíssimo para a redução da pegada ecológica da nossa actividade. A Carmo Wood está, desde sempre, na vanguarda da preservação do ambiente, implementando medidas conscientes e eficazes que reduzam o impacto da sua actividade e ajudem o planeta”.
Especialista no mercado das madeiras, a Carmo Wood é uma empresa 100% nacional e familiar, fundada em 1989, tendo, em 2018, registado uma facturação global na ordem dos 70 milhões de euros.
Actualmente, a Carmo é composta por um conjunto de mais de 10 empresas e toda a sua produção está centrada em Portugal, em quatro unidades fabris, que distribuem para os mais de 40 mercados para onde exporta. As fábricas de Pegões, com 15 hectares e de Almeirim, com 7 hectares, têm uma capacidade instalada três vezes superior à da produção actual.