A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura (CA) lança hoje, 29 de março, em São Paulo, no Brasil, a “Colecção Arquitectura Brasileira”, que consiste num “vasto e inédito acervo de projectos, desenhos, maquetes e livros que contam a história da arquitectura moderna e contemporânea brasileira desde 1930 até a actualidade”. Está previsto que esta Colecção seja a base de uma futura exposição, comissariada pelos mesmos curadores -Guilherme Wisnik e Fernando Serapião – , e que irá abrir na Casa da Arquitectura no Verão de 2018.
O lançamento da colecção acontece no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura e conta com as intervenções do presidente da CA, José Manuel Dias da Fonseca, do director executivo, Nuno Sampaio, da directora do MuBE, Flávia Velloso e dos curadores da Colecção, Guilherme Wisnik e Fernando Serapião.
O evento contará com a participação de um conjunto de importantes personalidades e instituições brasileiras, nomeadamente o arquitecto Paulo Mendes da Rocha, o presidente do IAB/SP, Fernando Túlio Salva Rocha e o vice-diretor da FAUUSP, Ricardo Marques de Azevedo. Associam-se também ao evento Rosa Artigas, da Fundação Vilanova Artigas, Anna Carboncini, diretora técnica do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e Ciro Pirondi, representando a Casa Lúcio da Costa e a Fundação Oscar Niemeyer.
A “Colecção Arquitectura Brasileira” que integrará o acervo da Casa da Arquitectura, é composta por um conjunto de desenhos e maquetes de 70 projectos seleccionados, de autores fundamentais para a compreensão da produção brasileira, sendo 20 deles integrantes do período moderno e 50 representantes contemporâneos. Para além dos desenhos e maquetes, a Colecção conta ainda com um conjunto de 100 livros essenciais sobre o tema, que integrarão a biblioteca da Casa de Arquitectura.
Da lista constam Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, MMM Roberto, Sergio Bernardes, Roberto Burle Marx, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi, Severiano Mario Porto, João Filgueiras Lima (o Lelé), Marcos Acayaba e Paulo Mendes da Rocha. As novas gerações não foram esquecidas, por isso, a colecção estende-se até à contemporaneidade e integra também profissionais mais jovens, como, Brasil Arquitetura, Angelo Bucci, Andrade Morettin, MMBB, Metro Arquitetos, Grupo SP, e Carla Juaçaba, entre outros.
“A primeira colecção da Casa da Arquitectura é sobre arquitectura portuguesa e tem a coordenação científica de João Rodeia. Esta colecção colectiva dedicada à arquitectura brasileira, é a primeira com a totalidade de projectos não portugueses”, acrescenta Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Instituição.
“Trata-se de uma colecção nunca reunida antes que abre a possibilidade de aproximar o público e pesquisadores da produção de desenhos e maquetes”, avalia Fernando Serapião.