Open House Porto regressa a 1 e 2 de Julho
O Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitectos Paula Santos e Ivo Poças Martins
Ana Rita Sevilha
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Open House – evento internacional de promoção da arquitectura e do património edificado, criado em Londres e com mais de 20 anos de história -, volta ao Porto a 1 de 2 de Julho de 2017.
Depois do sucesso das duas primeiras edições – com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016 -, esta terceira edição do Open House Porto garante abrir portas a um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos, mostrando a excelência do património arquitectónico das três cidades. Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior.
Organizado e produzido em exclusivo pela CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitectos Paula Santos e Ivo Poças Martins. Depois de ter a Trienal de Arquitectura de Lisboa como coprodutora nas edições anteriores, nesta edição e de futuro a Trienal ficará associada ao evento enquanto Parceira Institucional.
O Open House Porto conta ainda com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos. Desta forma, o evento “pretende consolidar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano”, refere a CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura.
Para que cada edição possa ser original e irrepetível, o roteiro definido por Paula Santos e Ivo Poças Martins proporá uma nova abordagem para a descoberta de lugares e espaços “que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem”.
Paula Santos é arquitecta, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Foi professora de projecto na Universidade Lusíada de 1997 a 2006, e Professora convidada do Departamento de Arquitectura da FCT da Universidade de Coimbra, de 2008 a 2013. Constituiu escritório próprio e a empresa paula santos-arquitectura lda, em 1998, no Porto, tendo obtido o primeiro prémio em diversos Concursos Públicos e por convite. Foi agraciada com o título de Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio e é actualmente estudante de Doutoramento no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
Ivo Poças Martins é arquitecto, licenciado e investigador pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Paralelamente à investigação académica, integrado no CEAU da FAUP, tem mantido desde 2003 a actividade de projecto no escritório Ivo Poças Martins e Matilde Seabra, arquitectos. É fundador e coeditor do fanzine Friendly Fire de arquitectura e cultura urbana. Foi membro da equipa de redacção do Jornal Arquitectos entre 2012 e 2015 e integrou, como Curador Assistente, a equipa da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Desenvolve, actualmente, a sua tese de Doutoramento pelo Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP.
A par com o roteiro definido pelos comissários, decorrerá, à semelhança da edição anterior, um conjunto de acções paralelas denominadas “Programa Plus” que voltará a apostar, entre outros momentos, na dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias.
De salientar que, para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até ao próximo dia 21 de Abril, as inscrições para o recrutamento de 200 voluntários. O formulário para candidatura está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com.
A CASA DA ARQUITECTURA-Centro Português de Arquitectura nota ainda para o facto de, o quarteirão Real Vinícola, espaço onde a CASA DA ARQUITECTURA (CA) terá as suas futuras instalações, será um dos espaços do roteiro 2017. Apesar de verificados alguns atrasos em obra e estando agora confirmado o adiamento da sua abertura ao público para o final de Outubro de 2017, estará de portas abertas durante todo o fim-de-semana Open House Porto.