Metro de Lisboa lança concurso para estação de Arroios
No âmbito da empreitada, a estação passará a contar com um cais de 105 metros, viabilizando a circulação na Linha Verde de comboios com 6 carruagens
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Metropolitano de Lisboa lançou um concurso público para a ampliação e remodelação da estação de Arroios. Com esta intervenção será concretizada a reabilitação da Estação de Arroios, dotando-a de novos sistemas e tecnologias adequadas aos dias de hoje.
No âmbito da empreitada, a estação passará a contar com um cais de 105 metros, viabilizando a circulação na Linha Verde de comboios com 6 carruagens, e acomodará elevadores no átrio Norte, com acesso à Praça do Chile, garantindo assim os parâmetros de plena acessibilidade à estação. Na nova Estação de Arroios está ainda prevista a aplicação de um painel cerâmico de Nikias Skapinakis, intitulado “Cortina Mirabolante”, criado para esta estação em 2005.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a empresa sublinha que o projecto de reabilitação, desenvolvido pelo Metropolitano de Lisboa, “revestiu-se de particular complexidade ao nível das suas componentes, estruturais e de eletromecânica, que estiveram na origem das alterações que afectaram a fase de anteprojeto, tendo o respectivo orçamento sido revisto de 4,6 milhões de euros para 5,9 milhões de euros, e o prazo de execução estendido a 24 meses”.
Recorde-se que a estação Arroios abriu ao público em 1972, com um cais de 70m e dois átrios, inserida na 4ª fase da construção do 1º escalão da rede do Metropolitano de Lisboa, que decorreu entre 1966 e 1972. O autor do projecto de arquitectura foi Dinis Gomes, cabendo a autoria da solução dos revestimentos em azulejos, à pintora Maria Keil.