Metro de Lisboa lança concurso para estação de Arroios
No âmbito da empreitada, a estação passará a contar com um cais de 105 metros, viabilizando a circulação na Linha Verde de comboios com 6 carruagens

Ana Rita Sevilha
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
O Metropolitano de Lisboa lançou um concurso público para a ampliação e remodelação da estação de Arroios. Com esta intervenção será concretizada a reabilitação da Estação de Arroios, dotando-a de novos sistemas e tecnologias adequadas aos dias de hoje.
No âmbito da empreitada, a estação passará a contar com um cais de 105 metros, viabilizando a circulação na Linha Verde de comboios com 6 carruagens, e acomodará elevadores no átrio Norte, com acesso à Praça do Chile, garantindo assim os parâmetros de plena acessibilidade à estação. Na nova Estação de Arroios está ainda prevista a aplicação de um painel cerâmico de Nikias Skapinakis, intitulado “Cortina Mirabolante”, criado para esta estação em 2005.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a empresa sublinha que o projecto de reabilitação, desenvolvido pelo Metropolitano de Lisboa, “revestiu-se de particular complexidade ao nível das suas componentes, estruturais e de eletromecânica, que estiveram na origem das alterações que afectaram a fase de anteprojeto, tendo o respectivo orçamento sido revisto de 4,6 milhões de euros para 5,9 milhões de euros, e o prazo de execução estendido a 24 meses”.
Recorde-se que a estação Arroios abriu ao público em 1972, com um cais de 70m e dois átrios, inserida na 4ª fase da construção do 1º escalão da rede do Metropolitano de Lisboa, que decorreu entre 1966 e 1972. O autor do projecto de arquitectura foi Dinis Gomes, cabendo a autoria da solução dos revestimentos em azulejos, à pintora Maria Keil.