Royal HaskoningDHV seleccionada para planear maior parque logístico saudita
A Tusdeer, empresa pública saudita responsável pela adjudicação, firmou uma parceria público-privada para o desenvolvimento do Parque Logístico Tusdeer Khumra, com uma área de 634 mil metros quadrados

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Royal HaskoningDHV foi seleccionada para prestar serviços de engenharia e de planeamento para o maior parque logístico da Arábia Saudita, em Jeddah.
Em comunicado de imprensa, o grupo de engenharia holandês explica que a Tusdeer, empresa pública saudita responsável pela adjudicação, firmou uma parceria público-privada (PPP) para o desenvolvimento do Parque Logístico Tusdeer Khumra (PLTK), com uma área de 634 mil metros quadrados. Segundo a empresa dos Países Baixos, a sua parceria com a Tusdeer é crucial para os objectivos do Reino Saudita, que envolvem um crescimento económico “mais diversificado e sustentável” no futuro.
O parque inclui um “hub” logístico, armazéns, contentores e acomodação para os funcionários. A nota de imprensa salienta que a Royal HaskoningDHV tem já uma forte experiência de trabalho com clientes dos sectores público e privado no Médio Oriente, tendo sido seleccionada para preparar o “master plan” e a documentação detalhada de construção para esta primeira fase da construção do parque. A empresa irá proporcionar soluções de projecto, desenvolvimento e “utilities” para PLTK.
Para Phil Eiszele, director de projecto da Tusdeer, “o PLTK é um desenvolvimento significativo para Jeddah, uma vez que ajudará a facilitar as oportunidades de comércio dentro da Arábia Saudita”. “Este projecto será desenvolvido numa série de fases ao longo de um período de sete anos, tornando-se, eventualmente, o maior parque logístico integrado no Reino da Arábia Saudita”.
Segundo a empresa holandesa, este projecto demonstra o compromisso do Governo saudita rumo ao aumento do investimento privado em sectores estratégicos, como o de logística. O parque, equipado com tecnologia de ponta, facilitará o transporte de “todas as “commodities” para dentro do Reino”.
“Estamos muito orgulhosos por trabalharmos com a Tusdeer no “master plan” e no planeamento da construção do PLTK”, declarou Jan Brouwer, salientando que a equipa da Royal HaskoningDHV tem sido “reconhecida como um dos maiores “players” na prestação de serviços de consultoria de planeamento no Médio Oriente, desde que começámos a operar na região, em 1965”.
De acordo com o director de Transporte e Planeamento no Médio Oriente da Royal HaskoningDHV, o portfólio de projectos para os sectores público e privado ilustra “não apenas a força e profundidade do nosso portfólio aqui no Médio Oriente, mas também reforça o nosso compromisso e apoio para a região, no seu desenvolvimento dinâmico”.