Broadway Malyan vai projectar terminal de cruzeiros de Miami
O projecto que representa um investimento de 100 milhões de dólares deverá estar operacional no 4º trimestre de 2018

Ana Rita Sevilha
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
Emirados Árabes Unidos recebem empresas portuguesas no Dubai Wood Show 2025
AEP de regresso à Alemanha com sector da construção
Demolição do edifício Cascaisvilla agendada para esta semana
I Jornada nacional de manutenção preventiva e correctiva
TipyFamilyGroup com nova dinâmica de recrutamento
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
A Broadway Malyan foi escolhida pela Royal Caribbean Cruises Ltd para projectar o seu novo terminal de cruzeiros em Miami, um projecto que representará um investimento no valor de 100 milhões de dólares. À semelhança do que a empresa de arquitectura está a fazer para Vilamoura, o projecto foi desenhado para ser a “porta de entrada em Miami”, criando um novo elemento icónico na zona ribeirinha que receberá os navios de cruzeiro do mundo.
Ao projecto foi dado o nome de “Crown of Miami”, devido à sua forma, que se assemelha a uma coroa quando vista a partir da água. Segundo a Broadway Malyan, o desenho do terminal sugere ainda a leitura da letra “M”, de Miami, quer da perspectiva oriental quer da ocidental, e, quando visto de lado, transmite a sensação de flutuação do mar.
Ian Simpson, director na Broadway Malayan, comenta: “O nosso objectivo era criar um destino icónico e proporcionar uma experiência de chegada a todos os passageiros, passando do interior de um navio para um terminal de cruzeiros moderno e inovador”.
“O terminal estende-se ao longo da frente de água de forma a maximizar a vista dos barcos quando se encontram atracados. E as laterais do edifício foram desenhadas com um determinado ângulo que reflecte não só a água como também a forma diferenciadora do terminal, que dá eco à marca Royal Caribbean”, continua o mesmo responsável.
“Temos trabalhado de muito perto com a Royal Caribbean para desenvolver um projecto que surpreenda e, ao mesmo tempo, funcione de forma eficiente enquanto um terminal de cruzeiros inovador”, conclui Ian Simpson.
A proposta, explica a multinacional de arquitectura, centra-se em tirar o máximo partido da experiência de chegada. Nesse sentido, o perfil do edifício foi projectado para imprimir uma dinâmica adicional ao porto e dar prioridade à visibilidade. Um objectivo que a Broadway Malyan espera conseguir “através da integração de um espaço deliberadamente vazio para garantir que os passageiros sentem o impacto da chegada do seu cruzeiro assim que o mesmo chega ao terminal”, explica.
Esta é a primeira vez que a Broadway Malyan foi selecionada para desenvolver um projecto nos Estados Unidas da América, o que Ian Simpson acredita ser um passo positivo para a empresa. “Ganhar este concurso foi muito importante para nós e é uma oportunidade inigualável para nos expandirmos para outras regiões do mundo”, acrescenta Ian Simpson.
“Vamos ter uma equipa sedeada em Miami, apoiada pelo nosso atelier de Singapura, por forma a garantirmos à Royal Caribbean um serviço sem interrupções, que garanta que as nossas equipas de arquitectura, masterplanning, arquitectura paisagista e branding estão sempre disponíveis”, diz ainda.
Comunicação
Em nota de imprensa a Broadway Malyan sublinha que a integração do elemento da marca Royal Caribbean apresentado na sua proposta foi fulcral para a vitória deste concurso e tem sido de grande auxílio para conseguirmos um projecto que efectivamente comunique a marca. Jon Geaney, director na Broadway Malyan, foi o grande responsável por esta componente da proposta.
“A força motriz da proposta é a articulação da marca com o conceito do projecto, de forma subtil mas eficaz”, comenta Jon Geaney. “Trabalhámos de perto com a nossa equipa de arquitectura para assegurar que cada elemento complementa o outro, e, ao fazê-lo, diferenciamo-nos dos nossos concorrentes”, acrescenta.
“Através de um contacto próximo e regular com a Royal Caribbean, foi possível compreender profundamente os seus valores e identidade. Sabíamos que o design certo iria melhorar a sua imagem e conseguir um projecto especial, que comunicasse a sua essência no contexto mais amplo da cultura e espírito de Miami.”
Embora ainda sujeito a aprovação, a expectativa é para que os trabalhos de construção do terminal comecem no 1º trimestre de 2017, esperando-se que este esteja operacional no 4º trimestre de 2018.