Técnico recebe 1.º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil
Tema deste congresso pretende reforçar ainda mais a importância dos ensaios e da experimentação” com vista à prática da engenharia civil “com qualidade, inovação, segurança, competitividade e sustentabilidade”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, vai ser o palco do 1.º Congresso de Ensaios e Experimentação em Engenharia Civil “Ensaiar para Reabilitar”, que decorre entre 4 e 6 de Julho.
Em comunicado, o Técnico destaca que as últimas décadas do país ficaram marcados “por uma intensa actividade de construção civil e obras públicas que muito contribuiu para as metas de desenvolvimento atingidas”. Neste contexto, o IST sublinha que se assistiu, durante esse período, a “grandes mudanças ao nível do planeamento, projecto, construção e exploração de obras públicas e privadas”.
Paralelamente, ocorreram mudanças “relevantes no enquadramento legislativo e normativo” que conduziram à implementação de novos métodos de ensaio e experimentação “em todas as áreas da engenharia civil”, levando empresas e instituições a acumularem “um grande conhecimento e experiência no domínio dos ensaios e da experimentação”.
Assim, a organização pretende que o congresso se constitua como “um amplo fórum de reflexão e síntese desse estado da arte a disponibilizar às novas gerações”. “Numa perspectiva futura de significativa actividade de reabilitação, o tema deste congresso pretende reforçar ainda mais a importância dos ensaios e da experimentação” com vista à prática da engenharia civil “com qualidade, inovação, segurança, competitividade e sustentabilidade”.
O congresso será estruturado segundo um conjunto de temas principais, que envolvem a avaliação de estruturas e do seu desempenho, a identificação e caracterização dos materiais, ambiente, risco e segurança, desenvolvimento e utilização de técnicas não destrutivas, actividades de normalização, regulamentação, acreditação, investigação e ensino e metrologia, instrumentação e controlo.