Opinião: Paisagismo impressivo na hotelaria
Jardins bem planeados, cuidados e mantidos têm um grande papel nas ‘primeiras impressões’ ao criarem um sentimento de chegada e contribuindo para o Wow factor

CONSTRUIR
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão
O paisagismo é, na atualidade, um fator competitivo incontornável para os hotéis. É inegável o impacto que um jardim visualmente impressivo e bem cuidado tem sobre os clientes, mas acima de tudo, na experiência global de que estes desfrutam.
Na indústria do turismo milhares de detalhes contribuem para a criação de uma customer experience exemplar. As diferentes tonalidades empregues no jardim à entrada da propriedade, o primeiro aroma que o hóspede sente, os sons que o rodeiam provenientes de elementos de água ou outras features marcantes têm uma influência inegável na forma como os clientes vêem o hotel. Para garantirmos uma boa primeira impressão, temos que atuar sobre todos os sentidos.
Jardins bem planeados, cuidados e mantidos têm um grande papel nas ‘primeiras impressões’ ao criarem um sentimento de chegada e contribuindo para o Wow factor. Contribuem para a fidelização, estadias maiores e para fomentar o passa palavra positivo. Todos estes benefícios têm um inegável impacto nos resultados, o que torna o paisagismo uma opção inteligente.
Uma outra vertente fundamental com que os profissionais se vêm confrontados na interpretação do paisagismo para a hotelaria e turismo prende-se com a necessidade de apresentar soluções que combinem simultaneamente a resistência e durabilidade das empregues em espaços públicos, com o requinte e conforto que só as soluções à escala doméstica podem proporcionar.
Por último, mas nem por isso menos importante nos dias que correm, surge a questão sustentabilidade dos espaços verdes. Esta preocupação espelha-se em cada detalhe desde o projecto do jardim, passando pela implementação do mesmo e reflecte-se acima de tudo no dia-a-dia do espaço que criámos.
É cada vez mais exigida uma grande eficiência e critério na utilização de água, que implica o emprego de espécies adaptadas às condições ambientais, de sistemas de drenagem com recuperação de água tanto da rega como da chuva, sistemas de rega eficazes e materiais que possibilitam uma redução no volume de água dispendido, sem nunca por em causa o mais importante: causar uma boa primeira impressão!
Jardim Vista, SA