Projecto da Arcadis seleccionado na campanha “Reinventar Paris”
Programa, lançado há pouco menos de um ano, visa “identificar e desenvolver novos projectos de planeamento urbano” e cobre 23 áreas da capital francesa

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Arcadis anunciou que a sua proposta para o projecto Mille Arbres (tradução livre, Mil Árvores) foi seleccionada pela cidade de Paris como parte da campanha “Reinventar Paris”, para o desenvolvimento do bairro de Pershing, perto de Porte Maillot.
Em comunicado de imprensa, a multinacional holandesa de engenharia explica que o programa, lançado há pouco menos de um ano, visa “identificar e desenvolver novos projectos de planeamento urbano” e cobre 23 áreas da capital francesa. Desde o lançamento desta campanha, foram já apresentados a concurso mais de 600 projectos.
Neste âmbito, o projecto “Mille Arbres”, no qual a Arcadis é responsável pelos aspectos estruturais, foi escolhido para a modernização da área de Pershing. Este “inovador e ambicioso” projecto baseia-se numa estrutura de múltiplos fins que irá “expandir a estrada circular à volta da cidade ao criar novas ligações urbanas”. A estrutura “dinâmica” será constituída por habitação, escritórios, comércio, hotéis e espaços culturais.
“Sentimo-nos muito satisfeitos e honrados pelo facto de o nosso projecto ter sido escolhido pela Cidade de Paris como parte desta excepcional e ambiciosa campanha”, afirmou o managing director da Arcadis Europe South, acrescentando que, com os seus parceiros, que incluem a Rachdi OXO e a Sou Fujimoto para a arquitectura, bem como a La Compagnie de Phalsbourg e a Ogic para o desenvolvimento, a empresa holandesa está muito entusiasmada com o início do projecto.
Segundo Luc Hellemans, enquanto empresa responsável pela engenharia civil, o papel da Arcadis tem sido desenvolver um projecto para atravessar a via circular que envolve Paris. “Em acréscimo, trabalhámos de perto com a Bollinger & Grohman para projectar a estrutura deste edifício excepcional que constituirá um ponto de referência na paisagem de Paris”, concluiu.