Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016 desafia arquitectos a criar
No âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, procuram-se propostas nacionais e internacionais de projectos auto-financiados que estejam articulados com a programação central da 4ª edição da Trienal de […]

Marina Bertolami
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
No âmbito da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, procuram-se propostas nacionais e internacionais de projectos auto-financiados que estejam articulados com a programação central da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que terá lugar entre Outubro de Dezembro de 2016.
A 4ª edição da Trienal vai acolher e divulgar os Projectos Associados, que sejam relevantes e desenvolvidos a título independente, e que se enquadrem numa variedade de disciplinas artísticas e criativas para lá da arquitectura.
A ideia é explorar os pressupostos da arquitectura contemporânea, com base e recurso a elementos criativos, informacionais, a questões colocadas e ideias espontâneas, no entanto estes trabalhos têm a oportunidade de serem expostos tanto a um público alargado como específico, pelo que a realização do projecto deve tirar partido de um evento reconhecido no meio cultural.
Serão seleccionadas até 12 propostas, podendo este número variar em função da qualidade dos projectos apresentados, a selecção será feita pelos curadores gerais da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, André Tavares e Diogo Seixas Lopes.
Os critérios de avaliação serão baseados nos princípios da qualidade intrínseca, da viabilidade da proposta e da sua relação com a programação da 4ª Trienal de Arquitectura em Lisboa.
Após o encerramento da Trienal de 2013 sob o tema “Close, Closer”, emergiu uma nova lógica de actividade curatorial alargada a três anos, de forma a dilatar o tempo de trabalho, o tema desta 4ª edição também foi renovado, com o título “A Forma da Forma”, associada à expressão do arquitecto modernista Louis Sullivan, “ a forma segue a função” e numa alusão à arquitectura orgânica.
Este tema é articulado sob uma “constelação de sequências narrativas desenroladas ao longo dos episódios principais: um com enfoque na autoria e forma (A Forma da Forma), outro aborda os processos de fazer formas (Na Obra), e um sobre as cidades e a complexidade inerente às práticas urbanas ( O mundo aos nossos olhos)”, segundo se lê no site do evento.
Os esquemas projectistas deverão ser submetidos até ao dia 15 de Dezembro de 2015, para que em Janeiro já estejam determinados os projectos seleccionados pelo júri que irão integrar a exibição da Trienal de Arquitectura em Outubro e Dezembro