Segurança em obras de reabilitação discutida em seminário na FEUP
Segundo dados do Sindicato da Construção Civil, em 2013 houve 33 mortes no sector e prevê-se que este número aumente devido à crescente aposta na reabilitação urbana

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O seminário “Obras da Engenharia Civil – Segurança na Reabilitação”, organizado pela IACES – LC Porto (International Association of Civil Engineering Students – Local Committee Porto) e a APCGS (Associação Portuguesa de Coordenadores e Gestores de Segurança) irá decorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no dia 30 de abril, a partir das 13h30, e pretende apresentar as várias abordagens ligadas à segurança em obras de reabilitação.
Tem como principal objectivo a partilha de experiências e informações sobre os processos construtivos e respectivas condições, dignas e seguras para os trabalhadores. O evento é dirigido a engenheiros civis, estudantes de Engenharia Civil, docentes, investigadores e profissionais da área. A grande adesão levou à lotação da sala nos primeiros cinco dias de inscrições, contanto o Seminário com cerca de 180 pessoas.
Os temas a abordar abrangem a segurança na reabilitação em diversas obras de engenharia civil, tais como: edifícios, património arquitectónico, vias ferroviárias, obras de arte, obras subterrâneas e infra-estruturas de abastecimento de água.
Segundo dados do Sindicato da Construção Civil, em 2013 houve 33 mortes no sector e prevê-se que este número aumente devido à crescente aposta na reabilitação urbana.
Pedro Mêda Magalhães, representante da Direcção da OERN (Ordem dos Engenheiros da Região Norte), Leandro Gomes, da REFER, João Baptista, das Estradas de Portugal, Elsa Gonçalves, engenheira da empresa Lucios e Pedro Costa, do projecto Arrebita!Porto fazem parte do painel de onze oradores que vão estar presentes no seminário, com o intuito de apresentar a sua perspectiva sobre o tema.