Preços das casas em Portugal subiram no final de 2013
Em termos homólogos, a AM Porto apresentou uma performance bem mais negativa do que o Algarve
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
O preço das casas em Portugal (Continental) terminou o ano 2013 com uma ligeira valorização mensal, de acordo com os dados de Dezembro do Índice Confidencial Imobiliário (ICi).
Este indicador revela que os preços da habitação subiram 0,4% em Dezembro face ao mês anterior, e a taxa de variação homóloga nesse mês foi também a melhor registada ao longo de todo o ano. Apesar de os preços das casas continuarem a apresentar uma desvalorização de 1,3% face a Dezembro de 2012, esta queda é bastante mais suavizada do que a que se apresentava no inicio do ano, em relação à qual apresentou uma melhoria de 2 pontos percentuais.
As casas novas foram as que apresentaram a maior valorização mensal de preços (0,6%), exibindo além disso um aumento homólogo de 0,4% em Dezembro. Já os preços das casas usadas mantiveram-se em terreno negativo face ao mesmo período de 2012 (-2,5%), embora em termos mensais (Dezembro de 2013 face a Novembro) apresentem uma valorização de 0,2%.
Já na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), Dezembro foi mês de queda para os preços das casas , com uma desvalorização mensal de 0,2%, enquanto que no Algarve, os valores da habitação recuaram 0,3% face a Novembro. Em termos homólogos, a AM Porto apresentou uma performance bem mais negativa do que o Algarve, com desvalorização os de 3,6% e 1,8%, respectivamente, em Dezembro de 2013 e quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.