Preços das casas em Portugal subiram no final de 2013
Em termos homólogos, a AM Porto apresentou uma performance bem mais negativa do que o Algarve

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O preço das casas em Portugal (Continental) terminou o ano 2013 com uma ligeira valorização mensal, de acordo com os dados de Dezembro do Índice Confidencial Imobiliário (ICi).
Este indicador revela que os preços da habitação subiram 0,4% em Dezembro face ao mês anterior, e a taxa de variação homóloga nesse mês foi também a melhor registada ao longo de todo o ano. Apesar de os preços das casas continuarem a apresentar uma desvalorização de 1,3% face a Dezembro de 2012, esta queda é bastante mais suavizada do que a que se apresentava no inicio do ano, em relação à qual apresentou uma melhoria de 2 pontos percentuais.
As casas novas foram as que apresentaram a maior valorização mensal de preços (0,6%), exibindo além disso um aumento homólogo de 0,4% em Dezembro. Já os preços das casas usadas mantiveram-se em terreno negativo face ao mesmo período de 2012 (-2,5%), embora em termos mensais (Dezembro de 2013 face a Novembro) apresentem uma valorização de 0,2%.
Já na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), Dezembro foi mês de queda para os preços das casas , com uma desvalorização mensal de 0,2%, enquanto que no Algarve, os valores da habitação recuaram 0,3% face a Novembro. Em termos homólogos, a AM Porto apresentou uma performance bem mais negativa do que o Algarve, com desvalorização os de 3,6% e 1,8%, respectivamente, em Dezembro de 2013 e quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.