Fundos de investimento imobiliário portugueses apresentaram em Setembro de 2013 um retorno de -3,0%
O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses é patrocinado pela PwC e integra 12 fundos abertos e 27 fundos fechados
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses já foi divulgado revelando que os fundos de investimento imobiliário portugueses apresentaram, em Setembro de 2013, um retorno anual de -3,0%.
Segundo a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e o IPD, os fundos imobiliários portugueses registaram um desempenho abaixo quer do retorno de 16,4% devolvido pelas cações (MCSI Portugal) quer dos 16,8% das obrigações (Índice de Retorno das obrigações do tesouro com Maturidade de 7-10 anos publicado pela JP Morgan), em termos anuais (i.e, nos últimos 12 meses terminados em Setembro de 2013).
Em comunicado de imprensa enviado ao Construir as mesmas fontes revelam que “o retorno total continuou em terreno negativo pelo quarto trimestre consecutivo, apresentando, uma vez mais, a performance anual mais baixa registada pelo Índice, a qual reflecte uma redução de 0,9% quando comparada com o final de Junho de 2013 e de 3,6% face a Setembro de 2012”.
Este agravamento do desempenho, explicam, “fez-se sentir quer nos fundos abertos quer nos fundos fechados, os quais alcançaram, em Setembro de 2013, retornos anuais totais de -2,4% e de -4,3%, respectivamente. No caso dos fundos abertos, esta performance traduziu um declínio de 380 pontos base face a Setembro de 2013, enquanto que nos fundos fechados essa contracção foi de 302 pontos base.
O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses é patrocinado pela PwC e integra 12 fundos abertos e 27 fundos fechados, com um valor total de activos sob gestão de 6.9 mil milhões de euros no final do 3º trimestre de 2013.