Descida do preço das casas continuou a abrandar em Março
Em termos homólogos, as perdas continuam a ser bastante mais acentuadas, com uma descida de -3,7% em Março de 2013 face a igual período do ano anterior
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi) de março revelam que o preço da habitação em Portugal (Continental) registou uma queda de 0,3% face a Fevereiro, dando assim continuidade ao abrandamento da descida de preços registada desde início do ano e comparando com as variações mensais registadas em Fevereiro e Janeiro, respectivamente de -0,7% e -1,1%.
Segundo uma nota de imprensa a que o Construir teve acesso, em termos homólogos, as perdas continuam a ser bastante mais acentuadas, com uma descida de -3,7% em Março de 2013 face a igual período do ano anterior.
No que respeita à segmentação do mercado por estado de uso, o Ici revela que, “as casas novas em Portugal registaram em março as desvalorizações mais acentuadas, com uma variação mensal de -0,6%, a qual compara com os -0,2% de queda mensal registada nas casas usadas”.
Quando comparado com Março de 2012, em Março de 2013 os preços caíram 4,5% no caso dos fogos novos e 3,2% no caso dos usados.
Em termos regionais, quer o Algarve quer as zonas Norte e Centro evidenciaram igualmente desvalorizações mensais nos preços das casas em Março, de -1,8%, de -1,2% e de -0,6%, respectivamente.
Na performance homóloga (Março de 2013 face a Março de 2012), conclui a mesma fonte, o Algarve foi a única região uma subida (0,6%), com as casas na região Norte a descerem os preços 1,8% no espaço de um ano e as casas na região Centro a registarem quedas de 4,4% nos preços para o mesmo período.