Nova porta da Porseg distinguida com Red Dot Award
Já em produção, a nova porta corta-fogo da Porseg visou responder, inicialmente, a um pedido do arquitecto Carrilho da Graça para o edifício do Datacenter que a PT tem em construção na Covilhã
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Porseg, fabricante português de portas de segurança e corta-fogo, foi distinguida com o Red Dot Award: product design, o mais prestigiado prémio internacional anualmente atribuído na área do design.
O galardão premiou a empresa pela nova porta corta-fogo “Plano”, considerada uma das melhores propostas apresentadas a concurso na categoria de design de interiores em 2013. A “Plano”, explica a Porseg, foi um projecto, que envolveu intensivamente os diferentes departamentos da empresa, desde a fase de concepção, da responsabilidade dos arquitectos do departamento de I&D, João Oliveira e Isabel Rebello de Andrade, até à fase de produção, foi desenvolvido em tempo recorde de apenas meio ano.
A porta metálica de batente com folhas e aros complanares e mecanismos de fecho ocultos, conjuga modernidade e elevada resistência ao fogo, e segundo José Guimarães, administrador da empresa sediada em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, “À vista tem apenas o puxador e barra anti-pânico e, se estiver configurada com componentes específicos, é uma porta que, às aptidões de resistência ao fogo, acrescenta uma elevada capacidade de isolamento sonoro e estanquidade à água”.
As características técnicas e estéticas da inovadora “Plano” não passaram despercebidas aos 37 jurados da competição deste ano, que tiveram de apreciar 4.662 trabalhos, divididos por 19 categorias, submetidos a concurso por 1.865 concorrentes, de 54 países, entre produtores, designers e arquitetos.
Já em produção, a nova porta corta-fogo da Porseg visou responder, inicialmente, a um pedido do arquitecto Carrilho da Graça para o edifício do Datacenter que a PT tem em construção na Covilhã. Na fase de desenvolvimento de produto e para garantir que o desafio seria superado, a “Plano” foi sujeita aos ensaios mais exigentes no que toca a resistência ao fogo, durabilidade, acústica, permeabilidade ao ar, estanquidade à água, resistência ao vento, forças de manobra, resistência à torção e coeficiente de transmissão térmica. “Em todos estes parâmetros, os resultados foram encorajadores e decidimos avançar com a produção, estando já em fabrico as primeiras 300 unidades”, elucida José Guimarães.
Com esta distinção, a Porseg passa a utilizar o selo “Red Dot Award” na nova porta que, durante um ano, estará em exposição na Alemanha, ao lado dos produtos premiados e das menções honrosas atribuídas pelo júri nas restantes 18 categorias.
A Porseg estará em Essen, na Alemanha a 1 de Julho, na gala de entrega dos prémios, que todos os anos costuma reunir os criadores e fabricantes mundiais mais em foco na área do design.