Luminária de Souto de Moura distinguida nos Prémios Auroralia
As luminárias Coroada foram desenvolvidas e fabricadas em Portugal pela Schréder
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Valença conquistou o segundo lugar do Prémio Auroralia 2012 com as luminárias Coroada, da autoria de Eduardo Souto de Moura. A iniciativa, apoiada pela Schréder pelo quarto ano consecutivo, visa distinguir os melhores projectos no sector da iluminação urbana sustentável.
Segundo um comunicado de imprensa enviado ao Construir pela Schréder, o galardão foi atribuído a um projecto de iluminação ambientalmente sustentável de Souto de Moura, também responsável pela requalificação urbana do Centro Histórico de Valença.
As luminárias Coroada – desenvolvidas e fabricadas em Portugal pela Schréder – “foram distinguidas tendo em conta a redução das emissões de CO2, pela pertinência socio-económica, pela integração na paisagem urbana, o respeito pelo património arquitetónico, originalidade e capacidade de adaptação às novas tecnologias”.
Segundo a mesma fonte, as luminárias “foram primeiro equipadas com lâmpadas de iodetos metálicos, tendo agora a mais recente tecnologia LED. Combinam assim uma estética de inspiração tradicional com a tecnologia moderna que permite a Valença poupanças de energia na ordem dos 69% e as suas emissões de CO2 em mais de 28,5 toneladas por ano”.
As Coroada, nasceram da renovação dos espaços públicos no interior da fortaleza, da cidade, projecto iniciado no município em 2006, e do qual uma parte significativa consistiu em renovar a iluminação, cuja ineficácia prejudicava a segurança, o comércio, as finanças e a pegada ecológica do município.
No concurso, Gante (Bélgica arrecadou o primeiro lugar e Los Angeles (Estados Unidos da América) o terceiro. Para a edição de 2012 deste Prémio, o júri aceitou 16 candidaturas de cidades de todo o mundo, inclusive Valença e Reguengos de Monsaraz.