IPD e APFIPP apresentam Índice de Fundos Imobiliários
O Índice APFIPP/IPD terá “regularidade trimestral e apresentará a evolução de um cabaz de fundos imobiliários de activos de rendimento, que a 31 de Dezembro de 2011 concentravam um volume de activos de 7 mil milhões”

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O índice IPD e a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) juntaram-se para “oferecer ao mercado um Índice de Fundos Imobiliários, que permite acompanhar a rentabilidade destes veículos de investimento, com base numa metodologia internacional”.
O Índice APFIPP/IPD terá “regularidade trimestral e apresentará a evolução de um cabaz de fundos imobiliários de activos de rendimento, que a 31 de Dezembro de 2011 concentravam um volume de activos de 7 mil milhões de euros”, de acordo com o comunicado de imprensa do IPD e da APFIPP.
Os primeiros resultados, relativos a 2011, mostram uma “performance positiva, com um retorno anual de 1,2%”. Segundo a nota, os fundos imobiliários abertos “destacam-se pela positiva, com uma performance de 2,1%, enquanto os fundos fechados registaram um desempenho negativo de 1,2%”.
De acordo com a informação avançada, este resultado “seria expectável face à actual conjuntura, tendo em conta que os fundos abertos têm grande parte do seu investimento concentrado em activos imobiliários de rendimento, enquanto os fundos fechados tendem a estar mais expostos à promoção imobiliária”.
O Índice APFIPP/IPDD destaca-se “pela sua elevada representatividade, reunindo um total de 37 fundos imobiliários, dos quais 12 são fundos abertos e com uma carteira sob gestão de 4,7 mil milhões de euros”, sendo os restantes 25 fundos fechados, com um valor de 2,3 mil milhões sob gestão.