Fabián Bilbao é o novo Diretor Geral do Grupo Fagor Eletrodomésticos
O Grupo garante que faz da inovação um dos pontos-chave que a posiciona como uma empresa líder

Ana Rita Sevilha
APLOG realiza terceira edição do ‘Imobiliário Logístico’
Presidentes de Câmara europeus apelam à União Europeia para soluções urgentes na habitação
Fundo Valor Prime compra edifício de escritórios em Matosinhos por 13M€
Cantanhede investe 3,3M€ em 24 habitações a custos acessíveis
Abrantes lança concurso de 6,5M€ para construção de nova escola superior
Setúbal: Alterações ao Regulamento de Edificação e Urbanização vão a discussão pública
Assimagra lança 2ª edição do prémio internacional “Stone by Portugal”UGAL”
O ‘Portugal 2030’ na Construção, a expansão do Metro Sul do Tejo, o Masterplan Arcaya e a estratégia da Corum na edição 525 do CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
Fabián Bilbao acaba de ser nomeado Director Geral do Grupo Fagor Eletrodomésticos pela Direção da Cooperativa.
Em comunicado de imprensa a empresa revela que “Fabián Bilbao, desde sempre muito vinculado à empresa, geriu no último ano a Direcção de Linha Branca do Grupo, que representa 90% do volume de negócios da empresa e, anteriormente, desempenhou o cargo de Director Geral da Fagor Eletrodomésticos, S. Coop”.
A Fagor revela ainda no mesmo comunicado que, “por ser uma das empresas mais relevantes na história industrial espanhola dos últimos 50 anos, a primeira empresa de capital espanhol do sector e o quinto fabricante europeu de eletrodomésticos, o Grupo Fagor Eletrodomésticos acaba de ser galardoado na XV edição dos prémios da Mundo Empresarial Europeo”.
Actualmente “o Grupo tem uma quota de mercado em Espanha de 18,1% e a sua facturação ascendeu a 1400 milhões de euros em 2010 com investimentos no valor de 60 milhões de euros. A sua presença comercial estende-se a 130 países em todo o mundo nos quais está representado com 12 marcas comerciais, sendo a inovação, internacionalização e sustentabilidade os três eixos sobre os quais se desenvolve o plano estratégico da empresa. Pertence à Corporación Mondragón que é o sétimo grupo empresarial espanhol, com 256 empresas e entidades e um painel de mais de 85000 trabalhadores, tornando-se no maior grupo cooperativo do mundo”.
A nível mundial, o Grupo marca presença em 130 países e conta com 18 filiais repartidas pelo mundo. Na Europa, tem uma ampla presença que tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos. Conta com 18 unidades de produção: Espanha – 8; França – 5; Itália – 1; Polónia – 1; Marrocos – 1; China – 2.
Desde a criação da sua matriz como cooperativa, os seus objectivos “têm sido gerar emprego, riqueza e desenvolvimento social, pilares sobre os quais sustenta o seu êxito”, sublinha.
O Grupo reúne, junto à marca Fagor, outras marcas, das quais destacam as pan-europeias Fagor e De Dietrich e diferentes marcas especificas por países. Em Espanha têm a Edesa e a Aspes, em França a Brandt; na Polónia a Mastercook e em Itália a San Giorgio. A estas marcas vêm juntar-se as marcas especialistas como: Sauter, Vedette, Thomson e Ocean.
O Grupo Fagor sublinha ainda que “é a única multinacional espanhola do sector que desenvolve a sua actividade em sete áreas de negócio: Frio, Máquinas de Roupa, Máquinas de Louça; Cocção, Confort, Minidomésticos e Móveis de Cozinha. Em conjunto, a empresa fabrica por ano 8 milhões de eletrodomésticos de linha branca e confort”.
O Grupo garante que faz da inovação um dos pontos-chave que a posiciona como uma empresa líder. Com um investimento de 60 milhões de euros e 357 pessoas dedicadas a tarefas especificas de I+D+i, coordenadas pelo Centro de Investigação Fagor Hometek Internacional, situado em Mondragón, é considerada uma das 10 empresas espanholas que maior investimento realizou neste campo a nível europeu.. Em 2010, a empresa solicitou 56 novas patentes. A sua linha estratégia de inovação dirige-se principalmente ao lançamento de novos produtos e serviços e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para um funcionamento mais eficiente e amigo do ambiente.