Produção na construção acentua queda de 12,7% em Dezembro
No segmento de Engenharia Civil verificou-se uma variação de -13,1% em termos homólogos (-11,7% no mês anterior), da qual resultou um contributo de -7,1% para a variação total do índice

Gaia registou 3400 pedidos de licenciamento de novos fogos em 2024
Sector privado pode salvar o estado? Mais de metade dos empresários acreditam que sim
Corticeira Amorim e Rockwell Group promovem a cortiça em Milão
ERA fecha trimestre nos 28M€ de facturação e crescimento de 32%
Emirados Árabes Unidos recebem empresas portuguesas no Dubai Wood Show 2025
AEP de regresso à Alemanha com sector da construção
Demolição do edifício Cascaisvilla agendada para esta semana
I Jornada nacional de manutenção preventiva e correctiva
TipyFamilyGroup com nova dinâmica de recrutamento
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
O índice de produção na construção apresentou em Dezembro uma variação homóloga negativa de 12,7 por cento, negativa em mais 1,0 pontos percentuais (p.p.) que a observada no período concluído em Novembro, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Segundo aquele organismo, a redução da actividade da construção neste período foi determinada por diminuições homólogas observadas em ambos os segmentos, Construção de Edifícios e Engenharia Civil, mais intensa neste último caso.
No segmento de Engenharia Civil verificou-se uma variação de -13,1% em termos homólogos (-11,7% no mês anterior), da qual resultou um contributo de -7,1% para a variação total do índice.
Já no que respeita ao índice de produção na Construção de Edifícios apresentou uma variação homóloga de -12,2% (-11,6% em Novembro), o que representou um contributo de -5,6 p.p. para a variação do índice agregado.
A taxa de variação média nos últimos 12 meses do índice global diminuiu 0,6 p.p. comparativamente à observada em novembro, tendo-se situado em -9,9%.
A Construção de Edifícios apresentou uma variação média de -10,2% (-9,9% no mês anterior), e a Engenharia Civil registou uma variação de -9,6% (-8,7% em Novembro). No que concerne ao capítulo do emprego, o volume de emprego no sector da construção registou uma variação homóloga de -12,5% (variação de -12,1% em Novembro).
Comparativamente com o mês anterior, o emprego diminuiu 2,3% (variação de -1,8% em Dezembro de 2010). A taxa de variação média nos últimos 12 meses situou-se em -10,1%, mais negativa em 0,3 p.p que a taxa observada em Novembro.
As remunerações efetivamente pagas pelo setor da construção, no mês de Dezembro, apresentaram uma variação homóloga de -9,2%, depois de terem registado uma variação de -9,6% em Novembro.
Face ao mês anterior, as remunerações cresceram 1,7% (variação de 1,2% em Dezembro de 2010). A taxa de variação média nos últimos 12 meses fixou- se em -5,8%, mais negativa em 0,9 p.p. quando comparada com a taxa observada no mês precedente.