Empresas portuguesas apostam forte nas feiras internacionais da Messe Frankfurt
As empresas exportadoras procuram activamente novos mercados, “pelo que se prevê que em 2012 o número de expositores portugueses em feiras internacionais da Messe Frankfurt continue a crescer”

Ana Rita Sevilha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
“Em 2011 as empresas portuguesas participaram no maior número de feiras internacionais de sempre”, anunciou a Messe Frankfurt.
Feiras em Frankfurt como a Heimtextil, a Techtextil, a Ambiente, a Paperworld e a ISH ou a Light+Building “são desde sempre feiras incontornáveis no portfólio das empresas portuguesas. Só em aluguer de espaço, as empresas gastaram mais de 1,5 milhões de euro na feiras em Frankfurt”, garante a mesma fonte.
Como novidade deste ano, a Messe Frankfurt destaca a diversidade de mercados fora da Alemanha que colheu o interesse das empresas lusas. “Mais de 45 empresas portuguesas participaram em 20 feiras internacionais que se realizaram em cidades tão diferentes quanto Madrid, Paris, Dubai, Tóquio, Xangai, Pequim, Moscovo e Buenos Aires”.
Na estreia da Motortec Automechanika, em Madrid, revela a Messe Frankfurt que as empresas do sector ocuparam mais de 500 m2 de espaço de exposição, “tendo Portugal sido o país que levou o maior número de visitantes à Feira”.
Nas feiras Interior Lifestyle Tokyo (decoração), Heimtextil Rússia (têxteis lar) e Techtextil North America (têxteis técnicos), “associações diversas têm vindo a organizar de há alguns anos a esta parte pavilhões nacionais bem sucedidos que se destacam pela qualidade dos produtos expostos e pelo cuidado na apresentação”.
A Intersec no Dubai, feira dedicada à segurança e à proteção individual, “conta já com duas empresas que participam regularmente no evento para mostrar as mais recentes novidades no que toca a sinalética e equipamentos de deteção de incêndio”.
Em duas das mais emblemáticas feiras da Messe Frankfurt fora da Alemanha, a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics (mais de 3.100 expositores internacionais) e a Intertextile Shanghai Hometextiles (1.159 expositores de todo o mundo), “a presença de empresas portuguesas ainda é muito tímida”, prevendo-se, contudo, “em 2012 uma maior adesão a um mercado onde os restantes players europeus estão todos presentes”.
As empresas exportadoras procuram activamente novos mercados, “pelo que se prevê que em 2012 o número de expositores portugueses em feiras internacionais da Messe Frankfurt continue a crescer”.