Consórcio ainda sem solução para o Túnel do Marão
A 27 de Junho e pela terceira vez desde o início da empreitada no Verão de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas por 90 dias, prazo que, no final de Setembro, foi prolongado por mais 60 dias

Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Ministério da Economia garantiu esta quinta-feira que a concessionária do Túnel do Marão, “continua à procura de uma solução que lhe permita estar em posição de instruir o empreiteiro a retomar os trabalhos”.
Segundo adiantou a agência Lusa, está a terminar o segundo prazo de suspensão das obras na Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, e parece não haver solução à vista para que o consórcio composto pela Somague e pela MSF possam continuar os trabalhos.
A 27 de Junho e pela terceira vez desde o início da empreitada no Verão de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas por 90 dias, prazo que, no final de Setembro, foi prolongado por mais 60 dias.
O Estado está, acrescentou a fonte, “naturalmente, empenhado em que tal solução possa ser encontrada e, assim, se finalize uma obra que contribuirá, de forma relevante, para o desenvolvimento social e económico da região transmontana”.
Na semana passada, o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirmou que estão a ser negociados 200 milhões de euros de fundos comunitários para concluir as obras na Autoestrada do Marão.
Sérgio Silva Monteiro disse, na altura, esperar uma solução até ao final do ano.
A Autoestrada do Marão, que inclui a construção do maior túnel rodoviário português, com 5.665 metros, deveria estar concluída até 2012.
Esta obra dá sequência à A4, que liga o Porto a Amarante, e terá continuidade com outra empreitada em execução, a Autoestrada Transmontana até Bragança.