Extrastudio vence menção honrosa em concurso para novo parque em Ibiza
O novo parque urbano Ca n’ Escandell, com uma área de aproximadamente 10 hectares, será o maior espaço verde da cidade

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O escritório de arquitectura Extrastudio, em parceria com o atelier de arquitectura paisagista Oficina dos Jardins, ganhou uma menção honrosa no Concurso Internacional de Ideias para o desenho do Parque “Ca n’ Escandell” em Ibiza, Espanha, no qual participaram 72 concorrentes.
O novo parque urbano Ca n’ Escandell, com uma área de aproximadamente 10 hectares, será o maior espaço verde da cidade e insere-se num plano que prevê a construção de cerca de 400 fogos, promovido pela Entidade Estatual de Suelo do Governo de Espanha, explica o colectivo em comunicado de imprensa.
A proposta apresentada sob o tema “Parc Central”, propõe “um parque que funciona como elemento de união e coesão da envolvente e como gerador de continuidade entre os distintos componentes da cidade. A proposta estrutura-se à volta de um sistema de caminhos pedonais e cicláveis arborizados, que se ligam com as ruas principais de modo a não interromper a morfologia urbana existente. A criação de um sistema de drenagens superficiais para captação de águas com uma cisterna e uma Torre de Água, serve os propósitos de sustentabilidade e de autosuficiência do parque”.
O Extrastudio, coordenado pelos arquitectos João Ferrão e João Costa Ribeiro, foi formado em Lisboa em 2003. Em 2007 foi incluído no Top Ten Portuguese Architects Under 40 pelo portal New Italian Blood. Os arquitectos têm projectos distinguidos nos concursos: Requalificação da Ilha de Tavira [1º prémio, 2010]; Parque Urbano de Valdebebas, Madrid [1.ª menção honrosa, 2009]; Cenário Urbano [1º prémio, 2007], Frente de Mar dos Salgados/Galé [2º prémio, 2006]; Sede do Parque Natural do Montesinho [2º prémio, 2005]; Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos [1.ª menção honrosa, 2004]; Europan 6, Budapeste [1º prémio, 2001].
O escritório concluiu recentemente o projecto do Plano de Praia da Légua, em Alcobaça e tem em curso o projecto de Requalificação da Ilha de Tavira. Além do espaço público, têm projectos que incluem distintas escalas e programas em Lisboa, Dublin, Setúbal, Ericeira, Santarém, Sintra e Sesimbra. Em 2005 patentearam o material Betão Orgânico, presentemente em desenvolvimento numa parceria com a empresa portuguesa AMOP.