Dupla de arquitectos israelitas ganha Prémio Europeu de Arquitectura Paisagista
O prémio foi-lhes atribuído pelo desenho dos espaços públicos do Porto de Tel Aviv

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A dupla de arquitectos Israelitas formada por Udi Kassif e Ganit Maislits Kassif foram os vencedores do Prémio Europeu de Arquitectura Paisagista Rosa Barba, pelo desenho dos espaços públicos do Porto de Tel Aviv, para além de ter recebido o apoio maioritário do público.
De acordo com o Turismo de Israel revelou que o anúncio, “o mais prestigiante do seu género”, surgiu no âmbito da Bienal Europeia de Arquitectura Paisagista, um evento ao qual concorreram 427 projectos, que foram avaliados por um júri composto por “arquitectos paisagistas de renome”, como Franco Zagaria, de Itália, e Thorne Nigel, da Grã-Bretanha (Presidente da Fundação Europeia de Arquitectura Paisagista).
Na sua intervenção, revela a mesma fonte, “os arquitectos Israelitas contaram a história da cidade e descreveram a sua relação com a frente marítima, explicando como se desenvolveu o plano de preservação do espaço portuário para uso público”.
O projecto de recuperação do porto foi levado a cabo em 2001, com fundos do Município de Tel Aviv e da Marina Trust. O projecto contemplou a renovação dos edifícios do porto que posteriormente foram convertidos em centros para fins culturais e de entretenimento. Para além disso foi também instalado no local um passeio marítimo em madeira com 20.000 m2.
“Actualmente o porto de Tel Aviv é uma das zonas mais interessantes e populares da cidade no que diz respeito a entretenimento e lazer, fazendo a ponte entre a cidade contemporânea e o seu passado histórico. Os visitantes têm ao seu dispôr numerosas lojas”, garante o Turismo de Israel.