Turiprojecto conclui primeira fase da Plataforma Logística para a Sonae MC
A concepção do parque, que consiste num “modelo inovador e sustentável”, assenta em “sistemas eco-eficientes

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Grupo Turiprojecto apresentou, no passado dia 29 de Junho, a primeira fase da Plataforma Logística, desenvolvida “à medida da Sonae MC”, que instalará no Eco-Industrial Park Azambuja um novo centro de distribuição.
Segundo a informação da Turiprojecto, a concepção do parque, que consiste num “modelo inovador e sustentável”, assenta em “sistemas eco-eficientes, ao nível das energias renováveis, tratamento de efluentes, arquitectura bioclimática, gestão de resíduos e sistemas de controlo de iluminação”.
Esta plataforma logística conta com armazéns, áreas sociais e escritórios, numa área total de 113 mil metros quadrados. Caracteriza-se, de acordo com o comunicado do grupo, “pela elevada qualidade da construção, optimização de recursos e grande funcionalidade, adaptada à operação do cliente”.
O Eco-Industrial Park Azambuja representa um investimento de 82,5 milhões de euros e é um “projecto de referência” tanto a nível nacional como internacional, reunindo características “aglutinadoras e de consolidação da zona logística/industrial “prime location”, de acordo com as preocupações de desenvolvimento económico sustentável, social” e de responsabilidade ambiental.
A conclusão d a segunda fase está prevista ainda para este ano. A terceira fase do projecto do parque contemplará ainda a construção de uma área de serviços e de comércio, para além de equipamentos sociais.