Armazém de Siza para Quinta do Portal abre no Verão
Estamos em condições de receber quem nos queira visitar e, sobretudo, conhecer esta obra de referência do arquitecto Siza

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O armazém de envelhecimento desenhado por Siza Vieira para a Quinta do Portal abre este Verão para visitas regulares.
“Estamos convictos na importância desta infra-estrutura nos roteiros do Douro”, sublinha Castro Ribeiro, director-geral da Sociedade Quinta do Portal, acrescentando que “após a conclusão de toda a área envolvente estamos em condições de receber quem nos queira visitar e, sobretudo, conhecer esta obra de referência do arquitecto Siza”.
De acordo com a Sociedade Quinta do Portal, prevê-se ainda que “o auditório que está em construção esteja disponível para a realização de eventos também a partir da próxima época estival, e a sala de provas disponível já na Páscoa para grupos organizados”.
Também o restaurante, que nesta altura apenas está disponível para hóspedes e eventos/grupos, irá brevemente ter as portas abertas para o público em geral grande parte do ano, sublinha a mesma fonte em comunicado de imprensa.
“Actualmente, a Casa das Pipas e a Casa do Lagar são pequenas mas charmosas unidades que no seu conjunto têm capacidade para cerca de 40 pessoas e que registam sempre bons índices de ocupação, com natural destaque para a época de vindimas e pico do Verão”.
A Casa das Pipas é uma casa cuja matriz se faz de xisto e que vive o vinho e a vinha a cada detalhe de decoração, no ar que se respira e ainda no néctar com que os hóspedes são saudados.
A qualidade deste espaço foi já distinguida com o prémio «Best of Wine Tourism» e com o galardão «Chave Verde», atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa graças à sua gestão ambientalmente responsável.
Recentemente, a revista Forbes elegeu a Quinta do Portal como um dos dez melhores destinos enoturísticos do mundo.