Cevisama 2025 reinventa-se com aposta no “contrato” e na qualidade ‘Made in Europe’
Este ano, a feira irá ocupar mais de 50 mil m2 de área de exposição, onde se destaca um hotel de design feito inteiramente de cerâmica, projectado pelo arquitecto Héctor Ruiz-Velázquez. Esta terça-feira, dia 25, as conferências abordam a tragedia do DANA, nomeadamente, os danos nos edifícios e a emergência habitacional

CONSTRUIR
Belas Clube de Campo lança Native.Garden: “Um jardim dentro de um jardim”
Cevisama 2025 reinventa-se com aposta no “contrato” e na qualidade ‘Made in Europe’
Coldwell Banker fecha 2024 com “forte crescimento internacional”
Empresas do sector da construção procuram negócio na Arábia Saudita
Novo palco da fileira Casa inPROJECTA abre portas esta quarta feira
Painel de Automação Comum para as perfuradoras Pit Viper e SmartROC
Renolit Alkorplan anuncia novo passadiço antiderrapante
Luis Ferreira é o novo diretor geral da MAP Spaces
APIRAC: Indústria térmica precisa de 5 mil trabalhadores para responder a desafios energéticos
Carlos Matias Ramos homenageado pelo seu percurso “profissional e cívico”
Quase 400 empresas e marcas de cerâmica, casas de banho e máquinas vão reunir-se na próxima semana na ‘Feria Valencia’, com 96% dos expositores da Europa a procurarem novos nichos de mercado, como contratos. Este ano, a Cevisama irá ocupar mais de 50 mil metros quadrados (m2) de área de exposição, onde se destaca um hotel de design feito inteiramente de cerâmica dos expositores e casas de banho, projectado pelo arquitecto Héctor Ruiz-Velázquez.
A instalação, com cerca de 800 m2, que estará no final do Pavilhão 3, recriará um hotel de design coberto com cerâmicas e casas de banho de trinta expositores presentes na Cevisama. O objectivo do ‘Hotel Cevisama’ é demonstrar a versatilidade da cerâmica e das casas de banho em projectos hoteleiros.
Não será a única grande instalação, uma vez que o estúdio valenciano de Pepe Cosín também criará uma grande instalação que será exibida no Distribuidor Central do Cevisama para o transformar numa experiência baseada em terra, fogo e água para ligar todos os pavilhões comerciais.
No Pavilhão 3 haverá, ainda, um espaço para a inovação, com o ‘Cevisama Trends’, enquanto no Pavilhão 4 estará patente a exposição dos projectos seleccionados na edição deste ano do ‘Cevisama Talents’, um concurso que reconhece a criatividade e os talentos emergentes na área do design cerâmico e dos equipamentos para casas de banho.
Seguindo os passos da própria indústria da cerâmica e das casas de banho, a feira conta, este ano, com uma nova abordagem expositiva, uma aposta na qualidade “Made in Europe” e novas propostas para atrair nichos de negócio como o contract.
Com efeito, a Cevisama reunirá uma montra de 403 empresas e marcas, 96% das quais são europeias, principalmente de Espanha, Itália e Portugal (73%), além da Alemanha, Grécia, Países Baixos, Suécia e Ucrânia. Os mercados de origem serão completados pela Argélia, Brasil, China, Palestina e Turquia, com expositores do sector de materiais de construção e casas de banho.
Mais uma vez este ano, o Cevisama será caracterizado por um intenso programa de conferências integrado no Cevisama_LAB e que conta com a participação de profissionais como o designer de interiores mexicano Amparo Taylor e os estúdios de arquitectura de interiores Stone Design, Estudio Animal, El Equipo Creativo e Mil Studios.
Participarão ainda ateliers de arquitetura como Alfaro-Manrique, Jaime Sanahúja, Wearetodo, e especialistas em construção ou gestão imobiliária e hoteleira, como a Inhaus, TM Grupo, GAT Gestión ou Rusticae.
A recente tragédia do DANA na província de Valência será também o foco do Fórum e, por isso, na terça-feira, dia 25, à tarde, será realizada uma conferência sobre os danos nos edifícios e a emergência habitacional, na qual participará, entre outros, o arquitecto municipal de Paiporta.
Além disso, a Conferência EXC O, organizada pela Universitat Politècnica de València e que se realizará de 26 a 28 de Fevereiro no âmbito do Cevisama, apresentará projetos internacionais do Chile, Equador, China, Itália, Dubai, Polónia e Alemanha.