Cevisama 2025 reinventa-se com aposta no “contrato” e na qualidade ‘Made in Europe’
Este ano, a feira irá ocupar mais de 50 mil m2 de área de exposição, onde se destaca um hotel de design feito inteiramente de cerâmica, projectado pelo arquitecto Héctor Ruiz-Velázquez. Esta terça-feira, dia 25, as conferências abordam a tragedia do DANA, nomeadamente, os danos nos edifícios e a emergência habitacional

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Quase 400 empresas e marcas de cerâmica, casas de banho e máquinas vão reunir-se na próxima semana na ‘Feria Valencia’, com 96% dos expositores da Europa a procurarem novos nichos de mercado, como contratos. Este ano, a Cevisama irá ocupar mais de 50 mil metros quadrados (m2) de área de exposição, onde se destaca um hotel de design feito inteiramente de cerâmica dos expositores e casas de banho, projectado pelo arquitecto Héctor Ruiz-Velázquez.
A instalação, com cerca de 800 m2, que estará no final do Pavilhão 3, recriará um hotel de design coberto com cerâmicas e casas de banho de trinta expositores presentes na Cevisama. O objectivo do ‘Hotel Cevisama’ é demonstrar a versatilidade da cerâmica e das casas de banho em projectos hoteleiros.
Não será a única grande instalação, uma vez que o estúdio valenciano de Pepe Cosín também criará uma grande instalação que será exibida no Distribuidor Central do Cevisama para o transformar numa experiência baseada em terra, fogo e água para ligar todos os pavilhões comerciais.
No Pavilhão 3 haverá, ainda, um espaço para a inovação, com o ‘Cevisama Trends’, enquanto no Pavilhão 4 estará patente a exposição dos projectos seleccionados na edição deste ano do ‘Cevisama Talents’, um concurso que reconhece a criatividade e os talentos emergentes na área do design cerâmico e dos equipamentos para casas de banho.
Seguindo os passos da própria indústria da cerâmica e das casas de banho, a feira conta, este ano, com uma nova abordagem expositiva, uma aposta na qualidade “Made in Europe” e novas propostas para atrair nichos de negócio como o contract.
Com efeito, a Cevisama reunirá uma montra de 403 empresas e marcas, 96% das quais são europeias, principalmente de Espanha, Itália e Portugal (73%), além da Alemanha, Grécia, Países Baixos, Suécia e Ucrânia. Os mercados de origem serão completados pela Argélia, Brasil, China, Palestina e Turquia, com expositores do sector de materiais de construção e casas de banho.
Mais uma vez este ano, o Cevisama será caracterizado por um intenso programa de conferências integrado no Cevisama_LAB e que conta com a participação de profissionais como o designer de interiores mexicano Amparo Taylor e os estúdios de arquitectura de interiores Stone Design, Estudio Animal, El Equipo Creativo e Mil Studios.
Participarão ainda ateliers de arquitetura como Alfaro-Manrique, Jaime Sanahúja, Wearetodo, e especialistas em construção ou gestão imobiliária e hoteleira, como a Inhaus, TM Grupo, GAT Gestión ou Rusticae.
A recente tragédia do DANA na província de Valência será também o foco do Fórum e, por isso, na terça-feira, dia 25, à tarde, será realizada uma conferência sobre os danos nos edifícios e a emergência habitacional, na qual participará, entre outros, o arquitecto municipal de Paiporta.
Além disso, a Conferência EXC O, organizada pela Universitat Politècnica de València e que se realizará de 26 a 28 de Fevereiro no âmbito do Cevisama, apresentará projetos internacionais do Chile, Equador, China, Itália, Dubai, Polónia e Alemanha.